Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

23/09/2022-16h49

Udesc implantará incubadora no Campus I para empresas de base tecnológica

Incubadora será criada em prédio adquirido para receber Reitoria e Udesc Cead - Foto: Roberto Vaz
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) implantará uma incubadora de empresas de base tecnológica no Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

A estrutura física está prevista no projeto do prédio adquirido pela universidade para sediar a Reitoria e o Centro de Educação a Distância (Cead).

Segundo vice-reitor, Luiz Coelho, a proposta de criação e implantação da incubadora faz parte de um estudo desenvolvido no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) pela técnica universitária Elaine Zeni Vieira, da Coordenadoria de Inovação e Projetos (Cipi).

Pesquisa e grupo de trabalho

A pesquisa de Elaine busca propor normativos na universidade e apresentar um plano de ações para a implantação e a consolidação da incubadora. Coelho explica que, após a finalização do estudo, será composto um grupo de trabalho para institucionalizar a governança, validar os normativos propostos e iniciar o processo de seleção das empresas.

Em complemento à iniciativa, a Cipi submeteu à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), por meio da Chamada Pública nº 027/2022, um projeto para implantação da incubadora. A proposta aborda a contratação de pessoal técnico para repassar informações e dar início às atividades de incubação, como capacitação de mentores e mentorias às empresas.

A coordenadora de Projetos e Inovação, Carla Roczanski, destaca que esse será um passo importante para a Udesc avançar para uma estrutura própria de incubação. Na universidade, compete à Cipi apoiar e estimular empresas de base tecnológica, por meio da atividade de pré-incubação e incubação de empresas.

Transferência de tecnologia

"A Lei nº 10.973/2004 classifica as incubadoras de empresas como um ambiente promotor de inovação, sendo que a Associação Nacional Promotora de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reforça a importância destes habitats para a transferência de tecnologia, visto que são empreendimentos voltados para a inovação", afirma Carla.

"Inserida na universidade, a incubadora de empresas de base tecnológica será um mecanismo para o desenvolvimento econômico e permitirá alavancar negócios e gerar soluções inovadoras. É a união da prática e teoria em um campo propício de experimentação que aproxima alunos, egressos e professores da região que estão inseridos, visando o desenvolvimento econômico", destaca o vice-reitor Coelho.

De acordo com a Anprotec, as incubadoras de empresas surgiram com o objetivo de auxiliar os empreendedores para alcançar o nível de maturidade do seu negócio, principalmente pela possibilidade de agregar conhecimentos e habilidades de gestão empresarial. Ao término do programa, as empresas estão preparadas para uma gestão adequada e posicionadas corretamente no mercado.

Empreendedorismo e inovação

"O objetivo da Udesc com esse empreendimento é fomentar a transferência tecnológica das pesquisas realizadas internamente, incentivando o empreendedorismo e a inovação na universidade", conclui Coelho.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cipi.reitoria@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Incubadora será criada em prédio adquirido para receber Reitoria e Udesc Cead
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC