Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

26/05/2023-16h11

Udesc integra audiência no Congresso Nacional sobre financiamento da extensão

Encontro debateu necessidade do fomento para viabilizar a extensão - Fotos: Divulgação
Representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram de uma audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, 25, em Brasília, para debater o financiamento da extensão universitária nas instituições públicas de ensino superior brasileiras.

Realizada no Congresso Nacional, com a participação de representantes da instituições que atuam com a extensão universitária em todas as regiões do País, a audiência foi protocolada pela deputada federal Lídice da Mata e teve participação do diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Brasil Fonseca.

Pela Udesc, estiveram presentes, representando a Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Comunidade (Proex), o coordenador de Extensão, Eduardo Jara, e o técnico universitário Donizete Bittencourt.

Segundo Jara, o debate com deputados federais e demais autoridades "evidenciou a compreensão sobre o impacto das ações extensionistas para o desenvolvimento do País".

"Esteve em pauta a necessidade de fomento que viabilize a sustentabilidade a longo prazo das ações da extensão para as instituições de nível superior, sejam municipais, estaduais ou federais", afirma o docente.

A gravação da audiência pode ser assistida no YouTube (o professor Jara se manifesta em 2h22min).



Forproex

Após a audiência, os representantes da Udesc participaram da reunião do Fórum de Pró-Reitoras e Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), na Universidade de Brasília (UnB).

O presidente do Forproex, Hélder Eterno da Silveira, destacou que a audiência no congresso é o resultado "do desenvolvimento da extensão e de um trabalho de décadas que vem se fortalecendo com o apoio de todos envolvidos". Uma das evidências é a participação integral, na reunião, de 138 das 156 instituições que responderam o censo da extensão organizado pelo fórum.

"Com a curricularização da extensão sendo colocada em prática em todas as instituições de nível superior do País, movimentos coletivos, como os presenciados pela Udesc, auxiliam no planejamento de ações efetivas", conclui Jara.

Mais informações podem ser obtidas na proex.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Encontro debateu necessidade do fomento para viabilizar a extensão
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC