Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

27/05/2020-13h28

Udesc lança cartilha com dicas de primeiros socorros para público infanto-juvenil

Ceped e Esag Kids mostram 44 dicas - Arte: Divulgação
O Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou a cartilha "Primeiros socorros em Aventuras". Acesse a publicação no formato digital.

Elaborada em parceria com o programa de extensão Esag Kids, a cartilha traz 44 dicas sobre como proceder em situações de emergência diversas.

O material foi produzido por três professores que integram o Ceped: Felipe Gontijo, coordenador do grupo; Eduardo Jara, que coordena o Esag Kids; e Sandra Marin, do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO). Gontijo e Jara são vinculados ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).  

Lançamento virtual

Nesta quinta-feira, 28, às 20h30, será feito o lançamento virtual da publicação no perfil do Esag Kids no Instagram, com a participação dos autores contando sobre a elaboração da cartilha.

A edição integra a coleção de quadrinhos "Diário de uma pipa em quarentena", criada pelo Esag Kids em virtude da pandemia do novo coronavírus, e apresenta uma nova personagem, a "Cruzinha Socorrilda". A cartilha é voltada especialmente ao público infanto-juvenil.

Dicas para emergências

As dicas são apresentadas na interação entre a nova personagem e a pipa que protagoniza as histórias do diário. Entre os riscos abordados, estão queimadura (inclusive por água-viva), fratura, engasgo, afogamento, incêndios, deslizamentos, envenenamento, choques elétricos, raio, enchente, insolação e hipotermia, entre outros.

Atualmente, a cartilha está disponível apenas em formato digital, no site do Esag Kids. Seus idealizadores estão captando recursos para fazer uma tiragem impressa, que será distribuída em uma ação estadual.

Sobre o Ceped

Criado em 2009 e vinculado à Pró Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), o Ceped tem, entre seus objetivos, a execução da política de gestão de riscos para emergências e desastres da Udesc.

O grupo tem conselheiros de todos os campi da universidade, que participam de reuniões, oficinas, treinamentos, viagens e congressos, além de realizar e estimular ações de GDR nas suas regiões. As reuniões do grupo também tem participação de membros externos à Udesc como conselheiros.

Sobre o Esag Kids

Coordenado pelo professor Eduardo Jara, o Esag Kids é desenvolvido desde 2014, realizando diversas atividades voltadas ao ensino da inovação e do empreendedorismo para crianças, dentre elas a elaboração de publicações para o público infanto-juvenil.

Entre as obras lançadas, estão "Diário de uma pipa em quarentena", "Aventuras Empreendedoras" e "Manual do Empreendedor Mirim", além de publicações sobre inovação, liderança e educação fiscal.

Parceria

Neste ano, o Esag Kids passou a integrar o Ceped. Uma das motivações foi justamente aproveitar a metodologia do programa para elaborar materiais específicos de gestão de riscos de desastres (GDR).

Segundo Gontijo, a proposta ganhou força após sua participação em um encontro em Medelín, na Colômbia, no qual teve contato com um material semelhante sobre a temática da GDR.

Confira mais ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Publicação traz 44 dicas para situações de emergência diversas
  • Imagem 23
  • Imagem 24
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC