Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

12/12/2018-18h06

Udesc publica resultado de edital para criação de espaços inovadores de ensino

Pelo primeiro edital, quatro unidades receberão recursos para implantar Espines - Foto: Divulgação
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulgou nesta quarta-feira, 12, o resultado do primeiro edital de Espaços Inovadores de Ensino (Espine). Acesse o resultado.

Quatro centros de ensino da Udesc receberão até R$ 300 mil cada para implantar os novos ambientes, que terão a finalidade de auxiliar e preparar professores e estudantes para o uso de diferentes tecnologias educacionais.

Os recursos da universidade serão destinados a partir de março de 2019, e os centros terão um ano pra efetivar as propostas. A primeira chamada contemplará as seguintes unidades:


Consultores externos

Ao todo, 11 propostas foram submetidas pelas direções de Ensino. As quatro vencedoras foram selecionadas a partir da análise de três consultores externos, de instituições de ensino superior públicas federais e estaduais.

Atuaram como consultores os docentes Sérgio Antonio da Silva Leite, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Sylva Helena de Souza da Silva Batista, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Wanda Terezinha Pacheco dos Santos, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Iniciativa inovadora

Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, os três consultores elogiaram o programa Espine como uma iniciativa inovadora da universidade.

"Queremos que a inauguração desses novos espaços seja um marco para o ensino na instituição. A gestão avalia a realização de novos editais, até pela  grande adesão das unidades", afirma Soraia.

Com a iniciativa, a universidade busca criar espaços diferenciados, compartilhados e interdisciplinares, para uso comum dos cursos de bacharelados e licenciaturas e a realização de programas de formação continuada para docentes. Os cursos de licenciatura também poderão utilizar os Espines para atividades de formação de professores da atenção básica. 

Recursos tecnológicos

Constituídos com base no perfil e nos cursos de graduação do centro de ensino, os espaços poderão contar com recursos tecnológicos diferenciados, como equipamentos multimídia e multitoque, drones, tablets, óculos 3D, cortadoras a laser, impressoras 3D, kits de robótica e mesas modulares. 

A criação dos Espines integra o projeto Interatividade no Ensino-Aprendizagem, previsto no Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, que busca implantar ambientes de ensino e aprendizagem que incentivem a reflexão e estimulem a adoção de metodologias dinâmicas, plurais e capacitadoras, articuladas com as tecnologias de informação e de comunicação. O plano é liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pelo primeiro edital, quatro unidades receberão recursos para implantar Espines
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC