Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

29/06/2020-11h16

Vídeo: conheça o Observatório de Inovação Social de Florianópolis da Udesc Esag

Plataforma colaborativa mapeia e permite articular em rede iniciativas que trazem soluções para problemas da cidade.
Pesquisadores do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) mantém desde 2017 o Observatório de Inovação Social de Florianópolis, uma plataforma interativa de mapeamento de iniciativas que trazem soluções para problemas da cidade. Além de fazer o mapeamento desse ecossistema de inovação social, o Observatório também articula atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em torno do tema.

A equipe, que envolve professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Udesc Esag, preparou um vídeo para tornar mais conhecidas pela comunidade as atividades do Observatório. Produzido em linguagem clara e didática, o filme de 8 minutos integra uma série semanal criada para levar informação à comunidade sobre a produção científica desenvolvida no centro, disponível em udesc.br/esag/pesquisa/videos.



O Observatório de Inovação Social de Florianópolis envolve uma colaboração entre dois grupos de pesquisa da Udesc Esag: o Núcleo de Inovação Social na Esfera Pública (Nisp) e o Strategos (voltado ao estudo das organizações), reunindo estudantes e pesquisadores ligados aos cursos de Administração Empresarial e Administração Pública. 

“Num momento em que há tanta divisão, um diferencial desse projeto é a colaboração entre a pesquisa nas áreas da administração pública e empresarial”, explica a professora Graziela Alperstedt, líder do Strategos e vice-coordenadora do Observatório. “Nós entendemos que não é possível resolver os problemas da sociedade a partir apenas de um ou outro setor”.

Essa colaboração também envolveu, fora da Universidade, os diferentes atores do ecossistema de inovação social de Florianópolis. “O Observatório foi co-construído e atua em constante diálogo com seus vários parceiros, que incluem representantes governamentais, do setor dos negócios de impacto e da sociedade civil", detalha a professora Carolina Andion, coordenadora do Observatório e líder do Nisp, grupo de pesquisa que já trabalha há 10 anos com o tema da inovação social.

A partir dos dados gerados pela plataforma e das demandas identificadas, a equipe do Observatório desenvolve várias ações, como estudos científicos, projetos de extensão, eventos de capacitação e de articulação entre as iniciativas de inovação social e seus atores de suporte. "O objetivo não é apenas compreender a configuração, mas também fortalecer essa rede, apoiando  as experimentações que buscam responder aos problemas públicos, reforçar a democracia e promover a sustentabilidade na cidade" explica a professora Carolina Andion.

Acesse a série de vídeos sobre a pesquisa na Udesc Esag em
udesc.br/esag/pesquisa/videos

Acompanhe as novidades sobre a pesquisa na Udesc Esag
no Instagram (@pesquisaepos.esag) e Facebook (/pesquisaepos.esag)

Conheça os grupos de pesquisa da Udesc Esag em
udesc.br/esag/gruposdepesquisa

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Plataforma colaborativa mapeia iniciativas que trazem soluções para problemas da cidade
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC