Evento é uma parceria entre o programa de extensão da
Udesc e a UFSC. Foto: Divulgação/Cidad
O programa de extensão Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (Cidad), parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abriu inscrições para a nova edição do curso on-line Desinformação e Emoção.
O curso é gratuito e é dividido em quatro encontros, em todas as terças-feiras de outubro, das 10h às 12h. As inscrições vão até esté sábado, 4. Os interessados devem prencher o
formulário on-line de inscrição, o link para acesso às aulas é enviado pelo email dos inscritos.
O curso aborda as relações entre fake news, emoções e hábitos, avaliando a influência da desinformação no comportamento humano. Segundo o programa extensionista, o curso propõe refletir a identificação de mensagens que propagam a desinformação, se baseando na tomada de decisão do ser humano pelo conhecimento, intuição e emoção.
As aulas serão ministradas pelo professor Marcos Alves, do curso de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Filosofia da Mente e da Informação, atuando principalmente no estudo das relações entre informação, cognição, emoções e fake news.
Sobre o Cidad
O Cidad é uma iniciativa interinstitucional, criada inicialmente como uma comissão da Biblioteca Universitária da UFSC. Em 2020, tornou-se programa de extensão e no anos seguinte passou a ser também um programa da Udesc. Atualmente conta ainda com integrantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A iniciativa promove ações e estudos relacionados aos fundamentos éticos e epistemológicos para a produção, disseminação e acesso à informação confiável, incluindo formas de verificação de fontes de informação, estratégias de combate à desinformação, práticas éticas de compartilhamento e criação da informação, e análises sobre o desenvolvimento do ambiente informacional digital.
Mais informações sobre o CIDAD podem ser obtidas pelo Instagram
@confiabilidadeinformacional.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934