Professora Schayla Pissetti, coordenadora pedagógica do
projeto e autora principal do artigo. Foto: Divulgação.
O programa de extensão universitária Desenvolvimento de Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio (AgroEngTech), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentou o projeto “Meninas nas Engenharias: fomento ao protagonismo feminino desde o Ensino Fundamental”, no 17º Congresso Nacional de Educação (Educere). O mesmo foi apresentado na forma de artigo, nesta terça-feira, 2, em Curitiba (PR).
O AgroEngTech desenvolve o projeto no Laboratório de Soluções Baseadas em Tecnologia (LaTec) do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc, em Lages (SC). A ação coordenada pela professora Daiana Petry Ruffato tem financiamento de edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e conta com estudantes bolsistas de graduação e pós.
Para a professora Schayla Pissetti, coordenadora pedagógica do projeto e autora principal do artigo, a apresentação no congresso é um marco. “Representa o reconhecimento e a oportunidade de visibilidade nacional à uma experiência de Lages que transforma realidades locais por meio da educação”, destaca a professora.
O artigo teve como coautores os professores Daiana Petry Ruffato (Udesc Lages) e Cristian Roberto Antunes de Oliveira (Uniplac), o mestrando em Ciências Ambientais Thiago Spindola Coelho e a graduanda em Engenharia Ambiental Emilly Lima Albuquerque (ambos da Udesc Lages).
Sobre o projeto
O Programa tem como principal objetivo atrair meninas de ensino fundamental e médio para as áreas de conhecimento em exatas, culturalmente vistas como “áreas masculinas”. O AgroEngTech apresenta a estas meninas a perspectiva de futuramente cursar uma graduação e acessar uma carreira profissional na área.
O projeto iniciou no dia 13 de março de 2025 e permite que essas alunas de Ensino Fundamental e Médio trabalhem com projetos de eletrônica. A iniciativa surgiu com o intuito de criar oportunidades para que meninas estudantes do sistema público de Lages (SC) possam vivenciar experiências práticas nas áreas das ciências exatas, envolvendo tecnologia, engenharia, inovação e sustentabilidade.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130