Reitor da Udesc, José Fernando Fragalli, participou das
discussões. Foto: Marcos D'Elboux
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participou da Conferência Regional COP30 - Grande Florianópolis, na quinta-feira, 25 de setembro, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), representada pelo reitor José Fernando Fragalli. O evento também marcou o encerramento da
5ª edição do Planeta.doc Conferência, realizado de 22 a 25 de setembro, na Udesc e na UFSC, reunindo mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais para abordar a crise planetária.
A etapa da Grande Florianópolis integra a série de encontros das Conferências Regionais sobre Mudanças Climáticas em Santa Catarina, em preparação à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), a COP30. Esses encontros funcionam como consulta popular sobre os temas relacionados à Conferência e são promovidos pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc.
Ao lado de autoridades, cientistas, representantes das universidades públicas e de institutos do estado, Fragalli compôs a mesa de debates das propostas para a COP30, com base no tema “Construindo contribuições autodeterminadas para a ação climática”.
“Somos uma universidade que trabalha com a ciência em todas as áreas do conhecimento, desde as ciências exatas e da terra, passando por tecnologia e pelas ciências humanas”, destacou o reitor Fragalli que mencionou, ainda, iniciativas e projetos da instituição voltadas às comunidades e ao meio ambiente. “O trabalho essencial da universidade é gerar conhecimento com o propósito principal de devolver para as comunidades que realmente dependem desse conhecimento para a sobrevivência”, afirmou.
Ainda, participaram da mesa a representante da presidência da COP30, Luciana Abade, o teólogo Leonardo Boff, a vice-reitora da UFSC, Joana Celia dos Passos, e a diretora do Planeta.doc, Monica Linhares. O público também pôde expor suas falas e contribuir com a construção de uma carta-manifesto entregue pela direção do Planeta.doc à coordenação da Presidência da COP. O documento reúne reflexões, intenções e soluções de todos os palestrantes e em nome do evento. São declarações por escrito de ativistas, lideranças, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil, com relação a questões como especulação imobiliária, tragédia ambiental e justiça climática.
Durante o evento, também aconteceu a abertura do 10º Festival Internacional de Cinema Socioambiental que segue até o dia 6 de dezembro em Florianópolis, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, bem como pelas plataformas do Planeta.doc.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006