Estão abertas, até o dia 20 de outubro, as inscrições para o Encontro Internacional EquiGov.
As inscrições são gratuitas e estão abertas a todos os interessados. Basta preencher o formulário abaixo.
O Encontro ocorrerá em Florianópolis de 29 a 31 de outubro de 2024 e terá tradução simultânea do português para inglês e espanhol. Serão fornecidos certificados aos participantes inscritos.
29/10/2024
Local: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Auditório Deputada Antonieta de Barros
14h às 14:30h - Cerimônia de abertura
14:30h às 15h - Conferência A participação das mulheres na política Espanhola, com a Deputada Paula Prado del Río, da Galícia, Espanha. Mediação: Marlene Fengler.
✔️ Paula del Río vai falar sobre a participação das mulheres na política Espanhola e trará exemplos dessa participação em diferentes esferas do serviço público, além de relacionar a participação feminina com leis e políticas de transparência, equidade e Estado aberto. Paula Prado del Río é natural de Santiago de Compostela. Licenciada em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela, especialista em família e mulher, Paula é doutorada pela mesma universidade. Sua área de pesquisa envolve temas como política, Justiça e participação feminina. Atualmente, Paula é secretária-geral do Partido Popular (PP) da Galícia e é deputada no Parlamento da Galícia.
✔️ A Conferência será mediada pela Diretora da Escola do Legislativo do Parlamento catarinense, Marlene Fengler. Natural de Itapiranga/SC, Marlene é graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Políticas Públicas, na Espanha. Foi Deputada Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), eleita para a 19ª Legislatura (2019-2023). Atualmente, Marlene também é vice-presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas (ABEL).
15h às 16h - Mesa-redonda Mulheres, Poder e Serviços Públicos: experiência e tendências em diferentes países, com as painelistas Maria do Rocio Luz Santa Ritta, Carla Ayres e Nurliah Nurdin.
✔️ Maria do Rocio Luz Santa Ritta - natural de Joinville/SC e ingressou na magistratura catarinense em 1985. Após atuar em várias comarcas, como juíza de Direito, tomou posse em 2000 como juíza de Segundo Grau do TJSC, sendo promovida, em 2005, ao cargo de Desembargadora. Além do projeto Acorda Mulher, também criou o Conselho Institucional de Políticas de Gênero e Étnico-Racial e a Comenda Defensores dos Direitos Políticos da Mulher Catarinense.
✔️ Carla Ayres - doutora em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Carla Ayres é vereadora por Florianópolis e atualmente também é graduanda em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina.
✔️ Nurliah Nurdin - Professora de Ciência Política no Ministério dos Assuntos Internos do IPDN e Diretora do Politécnico STIA LAN do Instituto Nacional de Administração Pública em Jacarta, Indonésia, Nurliah possui 26 anos de experiência no serviço público. Ela se consolidou como uma referência acadêmica, não apenas na área legislativa, mas também em seminários, workshops e sessões de discussão nacionais e internacionais sobre política, governo, burocracia, políticas públicas e questões de gênero, com destaque para a participação das mulheres na política.
16h às 17h - Mesa-redonda Diferentes aspectos e relações da equidade, inclusão e diversidade, com as painelistas Karina Marcelino, Mariana Assis, Ana Blasi e Cibelly Farias.
✔️Karina Marcelino - sólida formação acadêmica em administração pública, servidora pública de carreira, professora e pesquisadora, Karina tem se destacado pela atuação junto à sociedade civil organizada em Santa Catarina e pela busca de mais equidade nos serviços públicos.
✔️Mariana Assis - com mais de 10 anos de experiência nos setores público e privado, Mariana esteve voltada à atuação social. Atua como Diretora voluntária no Instituto É da Nossa Cor e como conselheira fiscal voluntária na Politize!. No ICOM, ocupa o cargo de Coordenadora de Projetos e é responsável pelo relacionamento com a sociedade civil organizada.
✔️Ana Blasi - Desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e Ouvidora da Mulher. É também Juíza Substituta do Pleno do TRE-SC, exercendo as funções de Ouvidora Regional Eleitoral da Mulher e Diretora da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina.
✔️Cibelly Farias - Procuradora-Geral de Contas de Santa Catarina, 2ª Diretora Executiva da Associação Nacional do Ministério Público de Contas e Vice-Coordenadora do Observatório da Violência contra a Mulher em SC, Cibelly tem dedicado especial atenção a temas relacionados aos direitos humanos na área de controle externo.
17:30 às 18:30h – Painel “Equidade na prática: apresentação dos casos da chamada EquiGov”
18:30h às 20h – Debate “As práticas e a agenda mundial de Estado Aberto”
30/10/2024
Local: Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - Udesc/Esag
17h às 18:40h - Roda de conversa “Como o Estado Aberto pode contribuir para a promoção da equidade nos serviços públicos?”
19h às 21h - Aula aberta “Equidade nos serviços públicos por meio de governos e parlamentos abertos”
31/10/2
Local: Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - Udesc/Esag
Programação destinada a intercâmbio acadêmico
8:30h às 10h – Oficina “Práticas de ensino, pesquisa e extensão em diferentes países e instituições”
10:15h às 11:30h - Roda de conversa “Equidade para quem e como?”
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.