Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

06/04/2021-13h14

Abril Verde da Udesc inicia lives sobre postura corporal e ergonomia no teletrabalho nesta quarta

Transmissão ao vivo com dois fisioterapeutas é aberta  a servidores, alunos e comunidade. Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá a primeira live da campanha Abril Verde, para conscientização sobre saúde e segurança ocupacional, nesta quarta-feira, às 16h, aberta a servidores, alunos e comunidade em geral. O tema será "Postura corporal e ergonomia no teletrabalho, ter ou não ter, eis a questão?".

A transmissão ao vivo será realizada pelo Instagram oficial da Clínica de Fisioterapia da Udesc Cefid. A live será conduzida pelo fisioterapeuta da clínica, Juliano Tibola, e pela fisioterapeuta Patrícia Ferreira Guedes, mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo (USP) e autora de livros na área.

Na live, serão abordados assuntos como a melhor postura para o teletrabalho, como adaptar a postura nos diversos locais de casa, como conciliar com os demais membros da família, pausas no meio do trabalho, gestão do tempo e atividade prática postural.

Os palestrantes farão uma atividade prática durante a live. Para isso, solicitam que os participantes serparem uma bolinha de tênis (ou similar) e uma escova grande banho ou de unhas.

Dúvidas sobre o tema poderão ser enviadas antecipadamente para o e-mail cdh.reitoria@udesc.br, para serem respondidas durante a transmissão.

Participe também da enquete sobre “Condições Ergonômicas e Psicossociais do Trabalho”, ação organizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), da Udesc, que busca a percepção dos servidores da Udesc sobre o ambiente de trabalho. Acesse aqui o formulário.

Calendário de lives

Em alusão ao Abril Verde, mês dedicado à discussão sobre prevenção de acidentes e doenças de trabalho em todo o País, a Udesc promoverá cinco lives nas redes sociais com profissionais da área, abertas a aluno e servidores da universidade, além da comunidade em geral.

A iniciativa é da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano da Udesc (CDH), vinculada à Pró-Reitoria de Administração (Proad), em parceria com as comissões internas de Prevenção de Acidentes (Cipa). A programação das lives e os assuntos abordados em cada momento podem ser conferidos no site da CDH.

Saiba mais sobre a iniciativa

O Abril Verde é um mês dedicado ao desenvolvimento de campanhas para conscientização e prevenção de acidentes de trabalho. A data de 28 de abril foi definida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho em memória às vítimas de acidentes e doenças laborais.

Nessa data, em 1969, uma explosão de uma mina nos Estados Unidos causou a morte de 78 trabalhadores. A tragédia levou sindicalistas a lutar para que o dia não fosse esquecido e para que acidentes semelhantes fossem evitados. No Brasil, a Lei Federal nº 11.121/2005 determinou a mesma data como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Transmissão ao vivo com dois fisioterapeutas é aberta  a servidores, alunos e comunidade.
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h