Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

02/02/2023-19h40

Alfredo Balduíno assume a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc

Professor Alfredo Balduíno (à esquerda) assume a Proex - Foto: Divulgação
O professor Alfredo Balduíno Santos assumiu a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Ele substitui no cargo o professor Mayco Morais Nunes, que assumirá a direção do Centro de Educação Superior do Meio-Oeste (Cesmo), em Caçador.

Docente do Centro de Educação a Distância (Cead), Balduíno já atuava na Proex como coordenador de Extensão, cargo que passa a ser exercido pelo professor Eduardo Janicsek Jara, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Balduíno tem graduação em Licenciatura em Educação Física e especialização em Gestão para Qualidade na Administração Desportiva pela Udesc, mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e doutorado em Educação, com Especialidade Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho (Uminho), em Portugal.

O professor tem experiência nas áreas de Educação, Saúde e Direitos Humanos, com ênfase em Educação, e atua principalmente nos seguintes temas: formação acadêmica e continuada, extensão universitária, creditação/curricularização da extensão e direitos humanos. Também é coordenador do Núcleo Extensionista Rondon (NER/Udesc).

Sua tese de doutorado analisou como as instituições de ensino superior (IES) públicas brasileiras vêm implementado as diretrizes da extensão universitária, conforme o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024, identificando políticas públicas voltadas à curricularização da extensão.

Projetos

Segundo o pró-reitor, sua gestão buscará fortalecer o fomento e o incentivo à extensão, qualificar ainda mais as ações existentes e apoiar, junto à comunidade acadêmica, a internacionalização e o intercâmbio, principalmente com instituições da América Latina.

Balduíno também pretende ampliar a interlocução com instituições de ensino superior públicas estaduais e comunitárias para firmar parcerias na área de extensão, visando a realização de ações conjuntas.

"A creditação da extensão universitária tornará o currículo mais flexível para os estudantes, que poderão construir parte da sua formação acadêmica por meio da extensão. Queremos fazer a extensão entrar na vida das pessoas e tornar o aluno um ator ainda mais ativo na construção da sua formação", ressalta o professor. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Alfredo Balduíno (à esquerda) assume a Proex
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h