Guia foi feito por servidores da Udesc, em parceria
com consultores externos - Foto: Gustavo Cabral Vaz
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) contará a partir do próximo ano com um guia que trará orientações e diretrizes para a realização de eventos em toda a instituição. Desde o início de novembro, uma equipe com quase 30 servidores de todos os campi trabalha na elaboração do documento.
Até sexta-feira, 21, o arquivo com a minuta do
Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Udesc estará disponível à comunidade acadêmica para contribuições, críticas e sugestões, que podem ser enviadas para o e-mail
ceven.reitoria@udesc.br.
O projeto é liderado pela pela Coordenadoria de Eventos (Ceven), ligada à
Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom).
O trabalho é assessorado por Felipe Cintra e Nadia Garlet, servidores do
Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), com larga experiência na área. A confecção do guia está prevista na
Política de Comunicação da Udesc.
Além disso, a criação do guia se insere no Conexão Udesc, que busca desenvolver formas que facilitem a interatividade da comunidade interna e da universidade junto à sociedade. O projeto integra o
Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.
Fortalecimento da marca
Segundo a coordenadora de Eventos da Udesc, Josiele Alves, a leitura do guia é recomendada a todos aqueles responsáveis pela organização de eventos na universidade. "São realizados anualmente centenas de eventos de todos os portes e para vários públicos na Udesc. O objetivo é que seja possível promover esses eventos de uma forma bem planejada e com propósitos institucionais claros e bem definidos", afirma.
Para o secretário de Comunicação da Udesc, Luiz Eduardo Schmitt, a realização de eventos na Udesc está diretamente ligada ao fortalecimento da identidade da marca da instituição. "Um evento é uma importante canal de comunicação da Udesc com seus públicos estratégicos. Se bem feito, o evento contribui para agregar valor à marca da universidade. Por isso, sentimos a necessidade de profissionalizar ainda mais essa área", argumenta.
Um dos resultados do guia é também a criação do Calendário Institucional de Eventos da Udesc, um espaço para acompanhamento em tempo real de eventos realizados em todas as unidades da Udesc. O sistema está sendo desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e ficará disponível nos sites oficiais da Udesc e dos centros de ensino.
Várias informações
Em quase 40 páginas, o Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Udesc traz informações sobre a classificação dos eventos (abrangência, público, porte e tipo), a correta nomenclatura dos eventos, e também o planejamento dessas atividades, que inclui várias etapas como contratação de serviços, divulgação, emissão de convites, gerenciamento operacional, entre outras.
O documento também reserva espaço para orientação acerca da realização de formaturas e colações de grau na universidade (cerimonial e protocolo), que abrangem assuntos como precedência de autoridades, montagem da mesa de honra, distribuição de bandeiras, execução de hinos, etc.
O arquivo com o Guia de Eventos está disponível em
arquivo PDF para toda a comunidade acadêmica. No caso específico das colações de grau, após a validação do documento com a comunidade acadêmica, será encaminhada proposta de alteração da resolução pertinente à área, a fim de adequar às orientações do guia.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010