Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

22/08/2018-17h44

Aproximação entre Udesc e universidade sueca amplia possibilidades de intercâmbio para alunos

Hanna Rönnlund, Elias Rosengren, Michaela Rudbeck, Zuhal Hussein, Omar Al Doory e Farman Babayev (estagiários suecos da Intelbrás) e os professores Jovane Medina (Udesc) e Mats Thilén (JU) - em pé, à direita Fotos: Jovane Medina Azevedo/acervo pessoal
Um projeto de cooperação internacional apresentado por dois professores– um deles da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e outro da Universidade de Jönköping (JU, na sigla em inglês), na Suécia - permitirá nos próximos meses uma oportunidade rica de troca de conhecimentos e experiências entre professores e estudantes das duas instituições.

A parceria foi proposta pelos professores Jovane Medina Azevedo, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, e Hamid Jafari, da Universidade de Jönköping.

O projeto foi selecionado pela Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Sida, na sigla em inglês), por meio do programa Linnaeus-Palmer. O programa apoia a internacionalização das universidades suecas, promovendo intercâmbio de professores e alunos com instituições parceiras de outros países.

O programa sueco bancará a viagem e estadia por um mês e meio de cada um dos professores para lecionar na universidade parceira, além quatro bolsas de intercâmbio. Duas dessas bolsas permitirão que estudantes da Udesc Esag façam um semestre de seu curso na JU, na Suécia. As outras duas bolsas serão destinadas a estudantes suecos para intercâmbio na Udesc.

Disciplinas e estágios

Como resultado do projeto, o professor Jafari estará no Brasil em outubro e novembro, participando ao lado do professor Medina de uma das disciplinas oferecidas pela Udesc Esag em inglês aos alunos de graduação (próprios e intercambistas): Scenarios in Business Logistics (cases em estratégias de distribuição e gestão de varejo). Já os estudantes de graduação farão o intercâmbio no primeiro semestre de 2019.

O professor Medina já coordena outros projetos de cooperação internacional entre a Udesc Esag e a JU. Em 1º de outubro, ele irá à universidade sueca para apresentar o resultado dos estágios de 10 alunos da JU na empresa brasileira Intelbrás, fabricante de equipamentos de telecomunicações com unidade em São José, na Grande Florianópolis.

Cooperação

O programa de estágios e outras parcerias entre as duas universidades têm se mostrado casos de sucesso, a ponto de chamar a atenção de autoridades suecas dedicadas às relações entre os dois países.

Em 8 de agosto, o reitor da Udesc, professor Marcus Tomasi, recebeu a visita de Jonas Lindström, diretor da Câmara de Comércio Brasil-Suécia, em São Paulo, e Jacob Paulsen, diretor do Setor de Ciências e Inovação da Embaixada da Suécia, em Brasília. Além do reitor, participaram da reunião com os suecos o diretor-geral da Esag, professor Éverton Cancellier, e a diretora de ensino de graduação do centro, professora Ana Paula Menezes Pereira.

O encontro, intermediado pelo professor Medina (também presente na reunião), foi realizado a pedido das autoridades suecas, interessadas em conhecer de perto a Udesc. “Eles notaram que havia aqui muitos projetos bem-sucedidos de intercâmbio com universidades da Suécia, e pediram para conhecer o que havia aqui de tão especial”, explicou o professor da Udesc Esag.

“Eles informaram ainda que aquela foi uma conversa inicial, com a meta de estreitar laços, com a participação direta da Embaixada da Suécia e da Câmara de Comércio Brasil-Suécia em projetos com a Udesc”, acrescentou Medina.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Hanna Rönnlund, Elias Rosengren, Michaela Rudbeck, Zuhal Hussein, Omar Al Doory e Farman Babayev (estagiários suecos da Intelbrás) e os professores Jovane Medina (Udesc)Mats Thilén (JU) - em pé, à direita
  • Éverton Cancellier (diretor-geral da Esag), Jonas Lindström (diretor da Câmara de Comércio Brasil-Suécia), Marcus Tomasi (reitor da Udesc), Jacob Paulsen (diretor de Ciências e Inovação da Embaixada da Suécia), Ana Paula Menezes Pereira (diretora de ensino de graduação da Esag) e o professor Jovane Medina Azevedo (Udesc Esag)
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h