Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

19/05/2023-15h57

Biblioteca da Udesc destina quase 400 quilos de alimentos da Semana do Perdão

Doações foram arrecadadas por meio da multa solidária - Foto: Divulgação 
No primeiro semestre deste ano, a Biblioteca Central (BC), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), doou 377 quilos de alimentos não perecíveis para uma instituição que distribui cestas básicas para famílias em condição de vulnerabilidade.

Os alimentos foram arrecadados durante a Semana do Perdão por meio da “multa solidária”, alternativa aplicada pelas bibliotecas da Udesc em caso de atraso na devolução de livros.

As doações foram entregues para o Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo, localizado no centro de Florianópolis, que por meio do departamento de serviço social faz a distribuição para as famílias.

Prevista no regulamento da BU, a multa solidária é uma forma de abono do afastamento que pode ser aplicada para usuários que se encontrem com materiais bibliográficos atrasados em até 30 dias. Para cada 10 dias de afastamento, é solicitada a doação de um quilo de produtos, conforme a tabela abaixo:

  • De 1 a 10 dias de afastamento: 1 kg de alimento não perecível
  • De 11 a 20 dias de afastamento: 2 kg de alimento não perecível
  • De 21 a 30 dias de afastamento: 3 kg de alimento não perecível

Os alimentos coletados tanto na Biblioteca Central como nas 11 bibliotecas setoriais da Universidade durante a Semana do Perdão, são encaminhados para instituições filantrópicas ao longo do ano.

As doações efetuadas são devidamente registradas e divulgadas à comunidade acadêmica. Fábio Nogueira, servidor encarregado do registro e entrega das doações, ressalta a importância de manter a transparência e prestação de contas, uma vez que muitas pessoas têm interesse em saber para onde vão os alimentos doados.

Mais informações podem ser obtidas na página da Biblioteca Central.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Doações foram arrecadadas por meio da multa solidária
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h