Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

29/09/2022-17h35

Campanha Saúde Mental Importa fecha nesta sexta com piquenique na Udesc Esag

A campanha Saúde Mental Importa conclui um mês de atividades gratuitas e abertas à comunidade acadêmica e externa nesta sexta-feira, 30. Para fechar bem este setembro amarelo, haverá um piquenique de encerramento a partir das 15h40, no “Aquário” do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). 

O piquenique de encerramento será uma confraternização com lanche coletivo, aberta a quem quiser jogar um pouco de conversa fora e celebrar o sucesso da campanha. A organização pede apenas que os participantes tragam seu próprio lanche e, se possível, também alimentos para compartilhar, como porções de frutas, bolos integrais e sucos, reforçando o valor da alimentação saudável.

Laura Malta, moradora do bairro Itacorubi, no entorno do campus da Udesc, participou de várias atividades e aprovou a campanha. “As pessoas precisam muito disto e muitas vezes não têm onde buscar, e esse evento trouxe muitas opções de autoconhecimento, reflexão, meditação, desenvolvimento pessoal e espiritual, tudo com uma qualidade muito alta”.

Para a estudante de graduação Júlia Naomi, saúde mental realmente importa. “Falar sobre nossos sentimentos, nos expressar livremente e estar em um ambiente seguro não deveria ser algo raro”, afirma. “[O evento foi feito] com todo o carinho e atenção aos mínimos detalhes e me orgulho de estudar em uma universidade que nos proporciona atividades gratuitas e de qualidade”.

Um mês de coisas boas

Desde 6 de setembro, a campanha promoveu mais de 50 ações, com atividades em todos os dias úteis (em geral mais de um por dia), sempre dedicados à conscientização sobre cuidados com a saúde mental, com o apoio de mais de 30 parceiros, entre profissionais, organizações públicas, privadas e da sociedade civil, sob coordenação da Direção de Extensão da Udesc Esag.

Palestras, rodas de conversa, empréstimo de livros sobre saúde mental, biblioterapia, dança circular, meditação, auriculoterapia, ioga, terapia comunitária integrativa, aulas de acrobacia, prática de arco e flecha, oficinas de artesanato, aferição de pressão arterial e glicose, música de orquestra, jardinagem e animais de terapia estiveram entre as atividades.

"A proposta da campanha foi colocar luz sobre um tema tão sensível quanto a saúde mental de forma leve", explica a diretora de extensão da Udesc Esag, Patrícia Vendramini. "Estimulamos as pessoas a fazerem uma pausa na correria do dia a dia e a priorizarem o autocuidado, recarregando as energias e repensando pequenos hábitos, em prol de uma vida mais saudável". 

Saiba mais em udesc.br/esag/saudementalimporta.



Além dos eventos no Aquário da Udesc Esag, a campanha também ocupou espaço em canais de comunicação da universidade, como mídias sociais e anúncios nos televisores nos corredores do centro. As peças oferecem dicas de como se sentir melhor, mesmo com a correria da universidade.

A campanha de mídia foi elaborada por uma equipe de estudantes do curso de Administração Pública, na disciplina Marketing em Serviços Públicos, ministrada pela professora Aline Santos. A equipe é formada pelos alunos Gabriel Veras, Larissa Silva, Rafaela Belluomini , Sthefani Spindola e Vitória Bilhalva.

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Extensão, pelo e-mail dex.esag@udesc.br.

Serviço
O QUÊ: Piquenique de encerramento da
QUANDO: sexta-feira, 30 de setembro, às 15h40
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag.
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade acadêmica.


Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h