Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

18/11/2021-14h20

Centros da Udesc promovem eventos virtuais do Seminário de Iniciação Científica

Mais de 500 vídeos e resumos podem ser acessados no site oficial da edição nº 31 do SIC - Foto: Divulgação
Até o fim de novembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará uma série de eventos virtuais como parte da programação do 31º Seminário de Iniciação Científica (SIC), que ocorre de forma totalmente online.

Coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), o SIC divulga e estimula a iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação na universidade estadual.

O seminário inclui a apresentação, por alunos de graduação e de ensino médio, de resultados de pesquisas diante de professores-avaliadores externos e convidados. Neste ano, mais de 500 vídeos e resumos produzidos pelos acadêmicos da Udesc podem ser vistos no site do evento.

Além dos trabalhos, a programação em cada centro de ensino, com a oferta de palestras e oficinas, é definida pelas direções de Pesquisa e Pós-Graduação.

Eventos virtuais

O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) realiza uma série de oficinas e palestras online até a próxima sexta-feira, 19. Iniciado nesta quarta-feira, 17, o SIC ocorre simultaneamente ao 4° Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração e Ciências Socioeconômicas (SPPG), que busca divulgar e discutir pesquisas das áreas de Administração, Administração Pública e Economia.

No Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), as atividades integram o 2º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sienpex). A programação inclui uma palestra na próxima segunda-feira, 22, às 18h, com o tema "Pensamento Científico". A apresentação será ministrada pelo professor Gilson Luiz Volpato, autor de 12 livros na área de ciência e redação científica.

O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) ofertará três minicursos e palestras na próxima semana, em 23 e 24 de novembro. O evento ocorrerá simultaneamente ao 11º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepe) e ao 4º Encontro da Pós-Graduação (EPG)  da Udesc Oeste, com apresentações dos projetos de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação por meio de vídeos no YouTube da unidade.

O Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) também realizará o SIC na próxima semana, entre 22 e 26 de novembro. Na próxima quarta-feira, 24, às 19h30, está prevista uma roda de conversa virtual com o tema “Aprendizados, experiências e crescimento proporcionados pela Iniciação Científica”.

No Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), a programação inclui a conferência “Ética em pesquisa em tempos de pandemia”, na próxima terça, 23, às 14h, com o professor Jelson Oliveira, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

No Centro de Artes (Ceart), a abertura do seminário ocorreu na última terça-feira, 16, e a programação segue até a próxima sexta-feira, 19, por meio da plataforma Teams.

No Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), as atividades serão concluídas nesta quinta-feira, 18, com a apresentação de trabalhos por acadêmicos.

Em outros dois centros os evemtos já foram concluídos. No Centro de Educação a Distância (Cead), as atividades do SIC integraram o 6º Seminário de Extensão, Pesquisa e Ensino (Sepen), realizado em 10 e 11 de novembro.

E no Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), em São Bento do Sul, o 31° SIC ocorreu em outubro, junto com o Encontro Integrado de Ensino, Extensão e Pesquisa (Eiexp 2021), o 5° Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia (Inova 2021) e o Encontro de Negócios, Inovações e Tecnologia (Enit 2021).

As programações dos demais centros de ensino serão divulgadas nos sites das unidades.

Apresentações estudantis

As apresentações dos acadêmicos no SIC abrangem as grandes áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Engenharias – e cumprem um compromisso dos bolsistas e voluntários de pesquisa junto à Udesc e ao CNPq.

Os trabalhos com melhor avaliação pelos ad hocs em cada centro de ensino serão selecionados e destacados.

Os conteúdos apresentados reúnem os resultados finais dos planos de atividades desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Iniciação Científica da Udesc, que abrange:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM/CNPq)
  • Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação (Probic/Udesc, Probic-Af/Udesc e Probiti/Udesc)
  • Programa de Iniciação à Pesquisa (Proip/Udesc)
  • Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic/Udesc)

Entre outras finalidades, a publicação das informações no SIC visa prestar contas à sociedade sobre as ações da universidade, bem como promover a troca de conhecimento entre a comunidade acadêmica.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a PROPPG pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br e no site do 31°SIC.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Mais de 500 vídeos e resumos podem ser vistos no site do 31° SIC
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h