Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

18/05/2020-14h11

Coleta de big data para o Participact Brasil é tema de defesa de mestrado nesta quarta na Udesc Esag

Plataforma inclui aplicativo para que cidadãos apontem problemas  urbanos - Foto: Divulgação/Participact Brasil
O Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem mais uma defesa de dissertação nesta quarta-feira, 20.  Esta é a segunda defesa de mestrado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc feita em ambiente on-line, em razão das restrições para controle da pandemia de Covid-19.

A defesa começa às 11h e poderá ser acessada no link abaixo. Denilton Luiz Darold defenderá perante a banca examinadora, para obtenção do título de mestre, a dissertação “Data Lake: Proposta de Arquitetura Big Data para o Projeto Participact Brasil”. A pesquisa foi orientada pelo professor Carlos Roberto De Rolt.

Clique aqui para assistir à defesa da dissertação
(nesta quarta-feira, 20, a partir das 11h)

O trabalho propõe uma arquitetura de big data (coleta e processamento de dados em massa) para o projeto Participact Brasil, plataforma e aplicativo da Udesc Esag que usa dados públicos e de colaboração dos cidadãos para auxiliar a gestão das cidades.

A proposta segue o conceito de data lake, que permite a recepção dos dados sem prévia estruturação, para posterior tratamento e modelagem. No modelo mais comum, os dados são transformados antes de serem carregados na plataforma, o que pode ser um gargalo.

O sistema foi avaliado com demonstração em cenário de uso no estudo da população flutuante de Florianópolis. Um algoritmo de machine learning foi criado para estimar a variação dessa população e atendeu aos objetivos previstos.

Defesa pública

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (10h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.

As defesas dos trabalhos finais (dissertações), resultado das pesquisas desenvolvidas ao longo dos dois anos de curso de mestrado, são feitas perante uma banca examinadora de professores e necessárias para obtenção do título de mestre. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Plataforma inclui aplicativo para que o cidadão informe problemas urbanos
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h