Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

12/11/2018-19h21

Congresso de Administração Tributária tem primeiro dia de debates na Udesc

Abertura do 1º Congresso de Administração Tributária Foto: Ana Quinto/Ascom Udesc Esag
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) teve nesta segunda-feira, 12, o primeiro dia de palestras e debates do 1º Congresso de Administração Tributária, no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da Udesc no bairro Itacorubi, em Florianópolis. O evento, que se encerra nessa terça-feira, 13, tem transmissão ao vivo pelo site vc.udesc.br.

O congresso tem como objetivo promover o encontro de profissionais e acadêmicos que atuam na administração tributária, tanto do setor público como do setor privado, para refletir sobre os desafios e as perspectivas futuras nessa área. O evento é resultado de uma parceria entre Udesc Esag, Secretaria de Estado da Fazenda e Associação de Estudos Tributários de Santa Catarina (AssetSC).

Consulte aqui a programação completa

O professor Fábio Pugliesi, da Udesc Esag – coordenador do evento e presidente da Comissão de Educação Fiscal –, o secretário de Estado da Fazenda de Santa Catarina, Paulo Eli, a presidente da AssetSC Suzana Soares Melo, fizeram as falas de abertura do evento, como representantes das entidades organizadoras.

Também participaram da abertura os representantes do Ministério Público estadual, Giovani Franzoni, e do Sindicato dos Fiscais da Fazenda (Sindifisco), Rogério Macanhão, além do diretor-geral da Udesc Esag, professor Éverton Cancellier. O reitor da Udesc, professor Marcus Tomasi, que não pode estar presente, enviou uma saudação em vídeo aos participantes.

Palestras

A programação de palestras do primeiro dia do congresso foi aberta pelo professor pesquisador Vacir Gassen, da Universidade de Brasília (UNB). Ele falou das “expectativas sobre a evolução da tributação face à entrada do Brasil na OCDE”. Ele falou sobre a estrutura brasileira de impostos e propostas de reforma, frente ao cenário de cooperação e competição internacional.

O primeiro dia do congresso seguiu com três painéis. Os temas abordados foram “o fair play da tributação, compliance, transparência e cooperação”, as “possibilidades e perspectivas de tributação dos bens e serviços digitais” e a tributação e os objetivos de desenvolvimento sustentável”.

A programação continua nesta terça-feira, 13, com painéis sobre resolução de conflitos tributários, tributação e democracia, guerra fiscal e reforma tributária, além da palestra de encerramento sobre “a moralidade administrativa como base do relacionamento fisco-contribuinte”, com o advogado Ulisses Resende.

Mais informações podem ser obtidas com o presidente da Comissão de Educação Fiscal, professor Fábio Pugliesi, pelo e-mail fabio.pugliesi@udesc.br.

Serviço:
O QUÊ: 1º Congresso de Administração Tributária.
QUANDO: segunda e terça-feira, 12 e 13 de novembro.
ONDE: auditório da Udesc Esag (Av. Madre Benvenuta, 2007 – Florianópolis)
(com transmissão ao vivo pelo site vc.udesc.br)

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Abertura do 1º Congresso de Administração Tributária
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h