Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

14/12/2018-18h54

Conselho Universitário aprova unificação de programas de auxílio estudantil da Udesc

Universidade lançará editais em janeiro para estudante em vulnerabilidade socioeconômica - Foto: Jonas Pôrto
Em sessão realizada nesta quinta-feira, 13, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a criação do Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe) na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A resolução será publicada em breve, na página da Secretária dos Conselhos Superiores (Secon).

A nova iniciativa unifica dois programas da Udesc, que são o de Auxílio Permanência Estudantil (Prape) e o de Subsídio de Refeições Oferecidas nos Campi (Prosur).

Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), por meio da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), o Prafe integrará ações de assistência estudantil para garantir acesso, permanência e conclusão de cursos dos acadêmicos.

Além disso, certas regras adotadas a partir das resoluções do Prape, de 2012, e do Prosur, de 2014, foram atualizadas. "Alguns itens já não condiziam com a atual realidade", explica a coordenadora de Assuntos Estudantis da Udesc, Roberta Kloster.

Entre essas mudanças, Roberta destaca, por exemplo, a inclusão do auxílio-transporte e a regulamentação do auxílio-emergência pelo novo programa de permanência estudantil, assim como a simplificação e a agilização dos procedimentos realizados pela CAE.

Outras três modalidades, já oferecidas pela universidade desde o Prape e o Prosur, permanecerão: auxílio-moradia, auxílio-alimentação e subsídio de refeição.

A criação do Prafe se insere nos projetos Acolhe Udesc (assistência estudantil) e Fast (simplificação de processos), que integram o Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Como funcionará

Conforme a proposta de resolução do Prafe, estudantes em vulnerabilidade socioeconômica pertencem a grupo familiar com renda per capita de até um salário mínimo e meio. Com base em vários critérios, os candidatos dos editais terão um índice socioeconômico calculado para ranqueamento.

A oferta do auxílio de moradia, alimentação e/ou transporte será mensal, com a vigência de um ano. Já o subsídio será pago por meio de tickets ou cartão-refeição, somente para dias letivos do semestre – essa regra não se aplicará aos alunos em atividade de bolsa durante o período não letivo.

Será possível acumular o auxílio do Prafe com bolsas da Udesc e externas, estágios ou atividade remunerada formal não atrelada à universidade, desde que a carga horária da atividade permita o cumprimento de alguns critérios de situação acadêmica e a remuneração obtida com essa atividade não altere a condição de vulnerabilidade socioeconômica.

Publicação de editais em janeiro

De acordo com a coordenadora Roberta Kloster, o lançamento dos dois primeiros editais do Prafe está previsto para a segunda quinzena de janeiro, sendo um para subsídio e outro para auxílios.

As inscrições serão abertas em 21 de janeiro para o Edital Prafe - Subsídio Alimentação e em 18 de fevereiro, no primeiro dia de aula do próximo semestre, para o Edital Prafe - Auxílios de Alimentação e Moradia.

Quem for selecionado no Prafe - Subsídio terá os cartões-refeição ou tickets à disposição a partir de abril, enquanto os estudantes contemplados no Prafe - Auxílios de Alimentação e Moradia começarão a receber os depósitos em 1º de julho.

A coordenadora de Assuntos Estudantis ressalva que os alunos que recebem auxílio do Edital Prape 2018/1 – 1º Semestre precisarão solicitar a renovação no primeiro edital do Prafe.

Já os acadêmicos beneficiados pelo Edital Prape 2018/2 – 2º Semestre deverão se inscrever no edital do Prafe a ser lançado no segundo semestre do próximo ano.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Assuntos Estudantis da Udesc pelo e-mail cae.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7930.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h