Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

17/03/2020-17h34

Coordenadoria de Cultura da Udesc lança projeto de literatura com vídeos e podcasts

A Coordenadoria de Cultura (Ccult), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou o projeto "Dito Efeito Literário - Livro e leitura com efeito arrebatador", que oferece um serviço virtual de referência bibliográfica, com foco na promoção da cultura.  

A iniciativa partiu da técnica universitária Karin Vanelli, que é bibliotecária e integrante da equipe da Ccult, na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

A proposta é produzir conteúdo cultural em vídeos e episódios de podcast, apresentando livros e autores da literatura brasileira clássica e contemporânea.

Segundo Karin, "é senso comum que o hábito da leitura está relacionado a um melhor desempenho acadêmico. Os vídeos e podcasts feitos pelo projeto reúnem informações biográficas, históricas e psicossociais, abordando o efeito reflexivo, crítico e emocional que a leitura traz para o cotidiano".

Os vídeos são disponibilizados no canal do Dito Efeito Literário no YouTube. Já os episódios de podcast podem ser ouvidos pelo Spotify ou pela plataforma Anchor, a qualquer tempo, e também são transmitidos pela Rádio Udesc FM Florianópolis 100,1, nas segundas, às 20h, e terças-feiras, às 23h.  

Biblioterapia

Karin destaca que o diferencial das produções está "justamente no que se conhece por efeito estético da literatura e também por biblioterapia, em que a leitura é recurso de autodesenvolvimento, mobilizando afetos, estimulando o olhar sensível do sujeito para si e para o mundo e deslocando o leitor para outros universos".

A proposta do projeto é produzir vídeos curtos, facilmente visualizados no celular, que proporcionam uma imersão nas obras e na história de vida dos autores selecionados.

Entrevistas

As produções também contemplam, nos episódios de podcast, entrevistas com convidados de diversas áreas do conhecimento, agregando olhares, perspectivas e histórias diferenciadas sobre a leitura. Os podcasts têm duração de cerca de 30 minutos.

Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão, a iniciativa é uma nova frente de produção cultural na universidade.

"O projeto é comprometido com as ações afirmativas da universidade, abordando direitos humanos, questões de gênero, raça e condição social. E é uma ação que busca ampliar a visibilidade dos projetos de extensão, apresentando pesquisas, pesquisadores e extensionistas alinhados com essas pautas", destaca.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail karin.vanelli@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Vídeos e podcasts têm foco na promoção da cultura
  • Karin Vanelli é bibliotecária e servidora da Udesc
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h