Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

06/02/2020-16h47

Curso de Administração da Udesc Esag implanta novo currículo com foco maior em empreendedorismo

Alunos do curso em aula no LinkLab, na Associação Catarinense de  Tenologia (Acate) - Foto: Eduardo Trauer/Udesc Esag
Os estudantes da graduação em Administração Empresarial da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já encontram uma nova grade de disciplinas  ao fazer a matrícula para o semestre letivo 2020/1. O curso começou a implantar o novo currículo, estruturado na articulação entre empreendedorismo, tecnologias da informação e comunicação (TIC), sustentabilidade e ambientes de tomadas de decisão participativas.

Uma das principais inovações nesta atualização do currículo é o ensino totalmente organizado em torno de projetos. A cada semestre letivo, os alunos desenvolvem projetos, para os quais são voltadas as aulas de todas as disciplinas. Os trabalhos podem envolver ainda outros conteúdos, surgidos das discussões de professores, alunos e segmentos da sociedade. 

A segunda metade do curso (a partir do quinto semestre) passa a ter um foco intenso no empreendedorismo (sem abandonar a relação com as TIC e a sustentabilidade). Os projetos realizados entre a quinta e oitava fases conectam-se entre si, num encadeamento que resultará no passo a passo do desenvolvimento de um negócio, da ideia até a estruturação e captação de recursos.

Qualidade

O curso de graduação em Administração é oferecido no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), uma das unidades da Udesc no campus da Avenida Madre Benvenuta, em Florianópolis. Criado há mais de 50 anos, tem a 10ª melhor avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entre os 1.765 cursos da área avaliados.

Para o chefe do Departamento de Administração Empresarial (responsável pela coordenação do curso), professor José Luiz Fonseca da Silva Filho, a mudança vai permitir um melhor ambiente de construção do conhecimento, aproximar mais o curso das empresas e ajudar os profissionais a enxergar essas organizações como um todo.

“O ensino interdisciplinar envolverá mais trocas, mais conversa e discussão entre as diferentes áreas do curso”, explica o professor Fonseca. “Os alunos estarão mais próximos do meio com o qual trabalhamos, que são as organizações empresariais, e terão uma visão mais global desse mundo, percebendo as organizações como um todo e não como partes isoladas”.

Implantação

Os estudantes que ingressaram no curso a partir de 2018 (entrada nos semestres 2018/1, 2018/2, 2019/1, 2019/2 e 2020/1) passam imediatamente para o novo currículo e já fazem a matrícula deste semestre com base da nova grade. Os que ingressaram antes de 2018 (entrada até o semestre 2017/2) permanecem no currículo antigo.

Para os alunos que entram no currículo novo, as disciplinas já cursadas (da primeira à quarta fase) serão automaticamente revalidadas, conforme a tabela de equivalências prevista na Resolução 030/2019 – Consepe. Caso isso não aconteça com alguma disciplina, o aluno deve procurar a Secretaria de Ensino de Graduação para regularizar o histórico escolar.

A única disciplina do currículo antigo que deixa de ser oferecida, sem que haja outra equivalente, é Cargos, Carreiras e Remuneração (quinta fase). Os alunos do currículo antigo que não fizeram esta disciplina devem pedir orientação ao Departamento de Administração Empresarial sobre como proceder.

Veja aqui mais detalhes sobre as mudanças no curso com o novo currículo. 

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Ensino de Graduação, pelos telefones (48) 3664-8212, 3664-8251 e 3664-8228, ou no Departamento de Administração Empresarial, pelo telefone (48) 3664-8211. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudantes do curso em aula no LinkLab, da Acate, em Florianópolis
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h