O curso de Administração Empresarial do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) alcançou a nota máxima no clássico ranking anual do Jornal O Estado de S. Paulo (Guia da Faculdade). O curso é mencionado com cinco estrelas na categoria presencial. A avaliação considera três eixos principais: projeto pedagógico (como o curso está desenhado e qual formação oferece); corpo docente (qualificação dos professores, vínculo com a instituição) e infraestrutura (laboratórios, recursos, biblioteca, ambientes de aprendizado).
Alcançar o nível “5 estrelas” significa que o curso foi considerado excelente em todos esses quesitos. Apenas 24 cursos no Brasil alcançaram a distinção. Em Santa Catarina, foram somente dois.
“A conquista da nota máxima no ranking do Guia da Faculdade é o reconhecimento de uma trajetória de excelência construída ao longo de seis décadas”, defende o diretor-geral da Udesc Esag, Julibio Ardigo. “Esse resultado reflete o comprometimento de nossos professores, técnicos e estudantes em manter o curso de Administração Empresarial da Udesc Esag como referência nacional em qualidade, inovação e formação de líderes capazes de transformar a sociedade”, destaca.
Este ano o Guia da Faculdade do Estadão avaliou 22.198 graduações em todo o Brasil, abrangendo instituições públicas e privadas de diferentes regiões. O documento é um importante indicador de qualidade para estudantes que estão escolhendo onde cursar o ensino superior e também para profissionais e gestores educacionais que desejam entender melhor o cenário atual das universidades brasileiras. Além disso, o ranking contribui para a valorização das boas práticas acadêmicas e incentiva a melhoria contínua do ensino superior no país.
“A Esag é mais do que uma escola, é um ecossistema, tanto em termos técnicos quanto em termos de valores. Não é só sala de aula. O trabalho com os ex-alunos também é inspirador. A gente ensina com nossas ações” defende a professora Ruth Roque Rossi, formada na casa em 1990 e que estava na chefia de departamento de agosto de 2023 a julho 2025.
Importância para estudantes e para a instituição
Para a Udesc Esag, essa distinção reforça sua posição entre as instituições de ensino superior de destaque no Brasil, especialmente na área de Administração.
“Receber essa distinção é motivo de grande orgulho para todos nós na Udesc Esag. Ela reafirma o compromisso da instituição com a excelência no ensino, na pesquisa e na formação de profissionais altamente qualificados” pontua o professor Octávio Lebarbenchon, chefe do Departamento de Administração Empresarial.
Já para o estudante, matricular-se num curso avaliado com cinco estrelas representa maior prestígio para o diploma no mercado ou em oportunidades futuras, sinal de que a formação tende a oferecer boa base teórica e prática, corpo docente qualificado, recursos de apoio e diferencial competitivo frente a outras graduações com avaliações menores.
O professor Nério Amboni, da Udesc Esag, participa por mais de 20 anos da avaliação do antigo Guia do Estudante, hoje denominado de Guia da Faculdade em parceria com a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo. “É muito gratificante poder colaborar com o processo avaliativo dos cursos de Administração” comenta.
“Como avaliador dos cursos, tomamos conhecimento das fragilidades e dos pontos fortes de cada curso avaliado nas dimensões corpo docente, projeto pedagógico e infra-estrutura”, observa. “É um aprendizado permanente, porque a avaliação representa uma fonte de reflexão no que tange aos avanços e as inovações realizadas pelos cursos de Administração. Eu sempre defendi como ainda defendo o processo avaliativo. Todavia, tal processo para que tenha sentido e valor precisa ser permanente e não isolado, além de alimentar como retroalimentar o planejamento estratégico”, considera o professor.
Por que a Esag conseguiu essa nota
Alguns fatores que podem ter contribuído para essa conquista se referem à tradição da Esag: o centro tem atuação consolidada em Administração, Ciências Econômicas e Administração Pública. Além disso, também pode ser apontado o investimento em infraestruturas de apoio, como laboratórios, bibliotecas, tecnologia, estágios etc. A qualidade e atualização do corpo docente e do projeto pedagógico, alinhados ao mercado e às demandas contemporâneas do mundo dos negócios e da administração pública.
O curso de Administração Empresarial é o mais antigo da Esag, iniciando as atividades em 1966.
Além de Administração Empresarial, os cursos de Administração Pública e Ciências Econômicas da Udesc Esag também foram avaliados no Guia da Faculdade do Estadão e conquistaram quatro estrelas, reforçando a excelência acadêmica e o reconhecimento nacional da instituição na formação de profissionais qualificados.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br