Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

23/07/2020-16h27

Curso de Administração Pública da Udesc Esag terá novo currículo a partir do próximo semestre

Apresentação de aplicativo desenvolvido por alunos do curso: inovação no setor público é uma das linhas do novo currículo
Estudantes que ingressarem na graduação em Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, a partir do segundo semestre letivo de 2020, já encontrarão um curso com projeto pedagógico renovado, com formação de ponta e currículo mais flexível.

O novo projeto pedagógico, que reformula a grade de disciplinas e as possibilidades abertas aos alunos para direcionar sua formação, foi aprovado em 4 de junho na Câmara de Ensino de Graduação da Udesc.O projeto foi publicado como Resolução 013/2020 – CEG e começará a ser implantado já no próximo semestre letivo.

De acordo com o chefe do Departamento de Administração Pública, professor Arnaldo Lima, a implantação será feita de forma gradativa, até 2022, com os novos alunos já ingressando com o currículo novo.

O curso de graduação terá mudanças importantes na grade curricular, além de mais possibilidades aos estudantes, alinhando-se às tendências internacionais mais avançadas na área. A última atualização do projeto pedagógico havia sido aprovada em 2007. "Havia necessidade de nova readequação em linha com mudanças no mercado de trabalho", exlica o chefe do departamento.

Flexibilidade

As disciplinas do novo currículo foram organizadas em quatro “percursos formativos”, cada um com ênfase num tipo de profissional: gestão pública (atuação em órgãos do governo); política e políticas públicas (políticos e formuladores de programas); governança e coprodução (articulação de redes dentro e fora do governo) e inovação no setor público (transformação digital e inovação social).

“Esses percursos formativos são diferentes de especializações ou habilitações só para uma determinada área, já que os estudantes vão passar por todos eles”, explica o professor Leonardo Secchi, presidente da comissão que sistematizou o projeto. “Mas se o aluno tiver em mente um tipo específico de atuação profissional, poderá buscar uma ênfase maior nas disciplinas daquele percurso, que estarão articuladas em si, direcionando sua formação”.

Fora da sala de aula

O novo projeto prevê também mais disciplinas na modalidade não presencial – entre 7 e 14% da carga horária do curso, a depender das opções do aluno. Também estimulará o intercâmbio (cumprir parte do curso em outras universidades, nacionais ou estrangeiras), ao facilitar a validação das disciplinas externas como “tópicos especiais” – inclusive na modalidade de educação não presencial, condicionada à aprovação do colegiado do departamento.

Conheça as opções de intercâmbio para alunos da Udesc Esag em
udesc.br/esag/intercambio.

A carga horária total se mantém, mas com disciplinas mais bem distribuídas entre as oito fases (4 anos) de curso. Hoje elas são mais concentradas no fim da graduação. A ideia é que, nas fases finais, o aluno esteja mais livre para se dedicar ao trabalho de conclusão de curso (que terá um padrão mais acadêmico) e ao novo estágio curricular, que com uma vivência de 72 horas que poderá ser feita em uma organizações públicas, empresariais ou da sociedade civil.

Mais informações

O curso de graduação em Administração Pública da Udesc Esag, criado há 15 anos, foi um dos três primeiros do Brasil na área. Hoje, são mais de 250 graduações correlatas no país, entre as quais o curso da Udesc sempre esteve entre os mais bem conceituados, tanto nas avaliações oficiais do Ministério da Educação (MEC) quanto em rankings privados, como o Guia do Estudante da Editora Abril.

Mais informações sobre o novo projeto pedagógico do curso podem ser obtidas com o Departamento de Administração Pública (DAP), pelo e-mail ap.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipe de alunos desenvolveu aplicativo que aproxima investidores e pesquisadores
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h