Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

27/05/2019-15h20

Doutoranda em Administração da Udesc Esag recebe prêmio nacional por pesquisa sobre mobile banking

Pesquisadora Monique de Souza receberá o prêmio em 24 de junho, com o orientador no mestrado e doutorado, professor Rafael Tezza - Foto: Carlito Costa/Ascom/Udesc Esag
A doutoranda em Administração Monique Wagner de Souza, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é a vencedora do 10º Prêmio Infi-Febraban de Economia Bancária, na categoria especial sobre inovações da era digital e seus impactos sobre o setor financeiro.

A pesquisadora conquistou o prêmio por sua dissertação de mestrado, orientada pelo professor Rafael Tezza e defendida em 2016 no Programa de Pós-graduação Acadêmico em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc.

O tema da pesquisa foi a “Mensuração do risco percebido no uso do M-banking no mercado de jovens”. A autora receberá o prêmio ao lado do orientador, em cerimônia marcada para 24 de junho, às 14h, no Hotel Intercontinental, em São Paulo.

Percepção de risco

A pesquisa buscou desenvolver uma forma de medir o risco percebido por jovens no uso de aplicativos móveis para transações bancárias. A ideia é compreender o que leva os usuários a desconfiar de riscos no uso do mobile banking, relacionados ao desempenho e privacidade.

Para a construção da escala (conjunto de parâmetros para medir os riscos), a pesquisadora aplicou um questionário a 350 usuários. Foram criadas duas escalas, uma para medir o risco percebido associado ao desempenho e outra para o risco associado a privacidade.

O tempo para realizar transações e acesso ao aplicativo bancário foram alguns dos fatores identificados que influenciam a percepção de risco. O estudo concluiu que os usuários se preocupam tanto com riscos relacionados ao desempenho quanto à privacidade.

Mercado e universidade

A autora do estudo espera que ele contribua para melhorar a experiência dos usuários de aplicativos de mobile banking. “A compreensão dos fatores identificados pelas escalas pode ajudar as organizações bancárias a traçarem estratégias mais eficientes para diminuir a percepção de risco e também o custo por transação”, afirma Monique de Souza.

“Sempre tive a preocupação de que meu trabalho não fosse algo só acadêmico e fiquei feliz com o prêmio ao perceber que o mercado também se interessa por ele”, acrescenta a pesquisadora. “Espero que o prêmio tenha impacto na minha carreira profissional, tanto com a divulgação dos dados para o mercado quando na contribuição para outras pesquisas”.

Prêmio

A premiação é promovida anualmente pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Instituto Febraban de Educação (Infi). O objetivo é estimular a pesquisa na área de economia bancária e financeira.

São reconhecidos trabalhos acadêmicos inscritos em três categorias: A (os três melhores entre teses, dissertações e artigos), B (duas melhores monografias de graduação) e C (especial, com um vencedor, que leva R$ 15 mil). Os prêmios para todas as categorias somam R$ 65 mil.

Na categoria especial, os trabalhos abordam o impacto das inovações digitais nas transações bancárias, na oferta de serviços e na concessão de crédito. Também há estudos sobre os impactos das novas tecnologias digitais na educação financeira, além de cases de sucesso.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Monique de Souza venceu prêmio Infi-Febraban na categoria especial
  • Monique receberá o prêmio em 24 de junho, em São Paulo, ao lado do orientador Rafael Tezza
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h