Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

01/12/2021-17h00

Edital de extensão da Udesc divulga resultado final para total de R$ 3,5 milhões

Avaliadores ad hoc foram recebidos pelo reitor Baretta e pelo pró-reitor Nunes, da Extensão - Foto: Divulg.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou anúncio nesta quarta-feira, 1º, do resultado final do edital unificado dos programas de Apoio à Extensão Universitária (Paex) e de Incentivo à Creditação da Extensão Universitária (Proceu). Acesse a lista no site da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).  

Com vigência bianual, o edital destinará o total de R$ 3,5 milhões e 448 bolsas acadêmicas, de 20 horas semanais, para desenvolvimento de ações de extensão, como programas, projetos, cursos/oficinas, eventos e prestação de serviços. Os recursos deverão ser usados entre 1º de fevereiro de 2022 e 31 de janeiro de 2024.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Morais Nunes, o resultado da chamada representa a excelência da Udesc no desenvolvimento da sua política de extensão.

"Partimos desde o aprimoramento coletivo da construção do edital e avançamos em termos de organização e fomento à extensão. Somos a universidade que mais investe em extensão no Brasil de forma direta. Estou convicto de que esse edital será um importante instrumento na creditação da extensão nos cursos de graduação", comenta o pró-reitor.

O reitor, Dilmar Baretta, destaca a valorização da extensão na atual gestão da Udesc: "A ampliação dos recursos para a extensão é um compromisso da universidade no sentido de valorizar quem leva o conhecimento à sociedade. Aproximar ainda mais a Udesc da comunidade externa é um dos nossos principais compromissos."

Recursos para ações 

Com os recursos do edital, serão contempladas ações nas modalidades de Programas (faixa geral), Projetos Isolados e Programas Permanentes de Extensão – esta com vigência de 2022 a 2028.

As propostas inscritas por professores e técnicos da universidade foram classificadas com base na nota final obtida a partir da avaliação de dois pareceristas ad hoc e da nota concedida pela unidade de ensino. Uma equipe de professores externos também atuou na reavaliação dos projetos na fase de recursos.

Inovações

Coordenado pela Proex, por meio da Coordenadoria de Extensão (CEX), o Edital Paex-Proceu está alinhado à Política de Extensão Universitária da Udesc, regulamentada pela Resolução nº 015/2019 do Conselho Universitário (Consuni).

A primeira edição foi lançada em 2019 com diversas inovações, dentre elas a ampliação da vigência, dos recursos financeiros e das bolsas acadêmicas na modalidade de extensão, além da possibilidade de técnicos universitários atuarem como coordenadores de ações.

São consideradas atividades de extensão intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas à universidade e que estejam vinculadas à formação do estudante.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cex.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Avaliadores adAvaliadores ad hoc foram recebidos pelo reitor e pelo pró-reitor da área hoc na fase de recurso foram recebidos por reitor e pró-reitor
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h