A egressa do curso de Administração Pública do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Emilly Angelo Arcenio, recebeu Menção Honrosa pelo seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante a cerimônia de encerramento do VI Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP), realizado em Porto Alegre (RS), em 2 de outubro de 2025. Ela é formanda da turma 2024.2.
O reconhecimento foi concedido pela Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPECP) no âmbito do III Prêmio Augusto Tavares de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso do Campo de Públicas. O prêmio tem como objetivo valorizar pesquisas que contribuam para o aprimoramento da Administração Pública no país, reconhecendo trabalhos de excelência acadêmica e relevância social.
Sob orientação da professora Laís Silveira Santos, Emilly desenvolveu o TCC intitulado “Fortalecendo o Ethos Público: Uma análise do Concurso Público Nacional Unificado no Serviço Público Brasileiro” , na modalidade pesquisa, junto ao Grupo de Pesquisa Athena.
“Eu sempre digo pros estudantes: Escolham estudar um tema que vocês acreditam, que faça sentido, que provoque, que tire da zona de conforto e desperte curiosidade e vontade de construir algo. Acredito que foi assim com a Emilly”, comenta a professora Laís. “Ela viu o novo Concurso (o chamado "ENEM dos Concursos") como uma inovação no setor público, que parte de um problema público real e que precisa ser estudado, pois são pouquíssimas as publicações sobre ele”, complementa.
Para a professora, esse reconhecimento, por meio da menção honrosa, veio pelo despertar de uma pesquisa que, de fato, fez sentido pra Emilly: compreender que o serviço público precisa estudar seu ethos e valorizá-lo. Além disso, a estudante cresceu como pesquisadora, demonstrando curiosidade ao buscar materiais, construir uma coleta de dados consistente e engajar pessoas dispostas a contribuir. Sua análise de dados foi cuidadosa, dialogando com autores e com a realidade do fenômeno estudado. Até mesmo uma música sobre o perfil do funcionalismo público foi utilizada no trabalho, o que trouxe um toque criativo e original. Na avaliação da professora, a coragem de Emilly em investigar um fenômeno novo, ainda com poucos materiais disponíveis, mas de grande relevância pública, foi o que fez toda a diferença.
Estudo reúne dados de mais de 90 candidatos
O estudo analisa o impacto do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) no fortalecimento do ethos público, entendido como o conjunto de valores que orientam a conduta ética dos servidores públicos. A partir de uma metodologia mista, a pesquisa coletou dados com 92 candidatos do CPNU para compreender percepções sobre a capacidade das questões discursivas do exame em promover reflexão crítica e compromisso ético.
Os resultados indicaram que 59,7% dos participantes reconhecem a importância do ethos público para sua futura atuação, enquanto 34,8% avaliaram positivamente as questões discursivas quanto à promoção de valores éticos. No entanto, o estudo também aponta a necessidade de maior contextualização das questões e reforço das competências interpessoais e valores democráticos na formulação dos concursos.
Para o comitê avaliador do Prêmio Augusto Tavares, o trabalho destacou-se pela vinculação com o Campo de Públicas, caráter inovador, relevância temática, rigor metodológico e potencial de contribuição para o aperfeiçoamento de processos tecnopolíticos na administração pública brasileira.
Emilly é mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Administração da Udesc Esag, dando continuidade à sua trajetória acadêmica voltada ao fortalecimento das práticas públicas no Brasil. “Receber essa menção é um reconhecimento não apenas pessoal, mas também do compromisso da Udesc Esag e do Grupo Athena com a formação de profissionais públicos críticos e éticos”, destacou Emilly.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial do
ENEPCP.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br