Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

25/10/2019-18h57

Equipe com estudantes da Udesc Esag desenvolve software premiado em desafio da Nasa

Victor e Laís com o projeto do app: plano de negócios está pronto -  Foto: Carlito Costa/Ascom/Udesc Esag
Uma equipe de sete jovens empreendedores de Florianópolis, incluindo dois estudantes de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) venceu no último fim de semana o Hackathon Nasa Space Apps Challange 2019, na categoria Serviço (melhor projeto de software). Para prever e prevenir possíveis focos de incêndio, a equipe desenvolveu o aplicativo Urano, que atraiu uma proposta de aceleração pela empresa O Tao Startups, para se transformar num negócio.

Laís Neves da Rosa (na 7ª fase do curso de Administração Empresarial) e Victor Straz Quintino (4ª fase de Ciências Econômicas) são alunos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis. A equipe Abstrato Corporation contou também com os membros Daniel Collaço, Lucas Winter, Lucas Teixeira, Allan Contesini e Alexandro Netto. Alguns já são profissionais formados e outros, estudantes.

O Hackathon é uma maratona de tecnologia que envolve profissionais de áreas como Administração, Economia, Design, Computação, Arquitetura e Engenharia para desenvolver soluções voltadas à sustentabilidade e que utilizem dados da National Aeronautics and Space Administration (Nasa). O evento foi realizado simultaneamente em 200 cidades – incluindo 35 brasileiras – de 75 países. Nessa primeira edição que incluiu Florianópolis, as equipes foram reunidas no Instituto Senai de Inovação, no Sapiens Parque.

Pontos de Fogo

A equipe de Laís e Victor escolheu, entre cinco desafios propostos, o Pontos de Fogo 2.0 – criar um sistema de apoio ao combate a incêndios. Eles desenvolveram o projeto de um software que cruza dados climáticos e comportamentais e sociais ao longo do tempo. Por meio de cálculos estatísticos e com uso de geolocalização, o programa será capaz de identificar zonas de risco de incêndio. O sistema calcula um índice próprio e gera uma escala de risco local.

“Nosso software usa big data (coleta e processamento de grandes quantidades de dados) e machine learning (uso de programas capazes de “aprender” padrões à medida que acumulam dados)”, explica Laís. “Com essa solução, podemos alertar a população sobre o risco de incêndios próximos a residências”, exemplifica.

De ideia a negócio

O software Urano venceu na categoria Serviço (projeto com melhor app), que tem como prêmio ajuda da O Tao Startups na aceleração para transformá-lo num negócio. A equipe contou com uma vantagem nesse sentido, por já ter bolado um plano para isso. “Para os assinantes da plataforma, ofereceremos informações para medir o impacto econômico e social de seus negócios e tomar ações preventivas contra consequências de desastres”, detalha Laís.

A experiência de estudante de Administração Empresarial de Laís contou nessa hora. “Na Esag JR (empresa júnior da Udesc Esag), nós vemos muito modelagem de negócios, e isso foi um diferencial nosso de que os jurados gostaram”, conta a estudante. “Pensamos em como poderíamos monetizar, quem seriam nossos clientes, como venderíamos o produto”.

Nesta sexta-feira, 25, os jovens empreendedores tiveram a primeira reunião com a aceleradora, mas o contrato ainda não foi fechado. A empresa abriu as portas para que a equipe inicie o programa de aceleração a partir de janeiro de 2020, com perspectiva de venda do projeto em dois anos. “Ainda estamos analisando outras oportunidades e aceleradoras”, afirma Laís.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Victor e Laís, com o projeto de software: pronto para virar negócio
  • Equipe Abstrato Corporation durante o desafio promovido pela Nasa
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h