Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

20/12/2024-15h47

Estudante da Udesc vence Premiação Acadêmica do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SC

Thiago Brasil criou projeto de habitação para município paraense

Proposta de projeto arquitetônico leva em conta características do modo de viver no município do Pará. Imagem: Thiago Brasil
O acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Thiago Emanuel de Souza Brasil, foi vencedor do Prêmio Acadêmico 2024 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). O futuro arquiteto e urbanista foi reconhecido na categoria Estudante por seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que propõe um modelo de habitação para moradores de Cametá, município do nordeste do Pará.

Sob orientação da professora Gabriela Morais Pereira no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), Thiago apresentou uma tipologia habitacional que faz referência às palafitas (estacas que suspendem a residência do chão), modo de morar característico da região, mas com uma solução mais complexa para garantir a resistência e durabilidade das construções, bem como assegurar a melhoria de vida da população local.

“O objetivo do trabalho foi desenvolver um projeto de habitação que refletisse e respeitasse o modo de viver ribeirinho, tivesse baixo impacto na implantação, aproveitasse o saber e modo de fazer construtivo da população, tivesse referências na arquitetura vernacular da região, trouxesse soluções sustentáveis para tratamento de esgoto e melhor aproveitamento de água e, por fim, fosse modular”, explica o discente.

O acadêmico, que é paraense, conta que se inspirou na origem da sua família para desenvolver a ideia. “O projeto surgiu porque minha mãe cresceu em uma comunidade ribeirinha e gostaria que os olhares de quem pensa habitação social no nosso país se voltasse para as condições precárias que algumas comunidades vivem”, pontua Thiago, que estudou o modo de vida na localidade para poder criar uma solução mais próxima das necessidades e tradições das pessoas.

Para a orientadora do TCC, a iniciativa também colabora para aproximar Santa Catarina da cultura de outras regiões do Brasil. “Sendo do Maranhão, fiquei muito feliz em poder dedicar um tempo a conhecer mais sobre o morar ribeirinho e estar próxima novamente da arquitetura do Norte, seu clima e cultura muito diferente, o que exige pensar a arquitetura para os trópicos, muito diferente também da arquitetura produzida aqui no Sul do país”, comenta Gabriela.

O reconhecimento pel o trabalho foi entregue pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do estado no dia 12 de dezembro. Além de certificado do prêmio, a entidade premiou Thiago com o valor de R$ 3.500 e a orientadora Gabriela com R$ 1.500.

De acordo com o acadêmico, o prêmio é uma marca em sua trajetória, para que nunca se esqueça de seus princípios. “Esse trabalho carrega um valor que é inegociável para mim: a arquitetura precisa servir a um propósito. Não pode começar e acabar em si mesma, mas ser um meio de servir as pessoas”, destaca Thiago.

Já a professora orientadora diz ser uma alegria ver a premiação de um trabalho que reflete o modo de viver amazônico. “Me instiga, como professora e arquiteta, a seguir acreditando na importância da arquitetura que olha para as pessoas, sua cultura, valores e particularidades. E que quando o tema é habitação, é primordial reconhecer que não há uma única solução para um país tão diverso como o nosso. Que bom o Conselho de Arquitetura reconhecer e premiar esse olhar”, ressalta a docente.

Conheça mais sobre o projeto no artigo apresentado pelo acadêmico e orientadora no 4º Seminário Brasileiro de Arquitetura Vernácula Popular, em maio deste ano. Acesse o trabalho.

Histórico de premiações da Udesc
Thiago Brasil se une a outros estudantes e professores de Arquitetura e Urbanismo da Udesc contemplados pelo Prêmio Acadêmico do CAU/SC nas edições de 2013, 2018, 2021, 2022 e 2023.

“Temos um curso que exige percebermos as várias direções que a arquitetura pode ter enquanto ofício. Ter o Trabalho de Conclusão premiado, que entendo ser o primeiro ensaio profissional do acadêmico, ressalta a qualidade do profissional que estamos formando, assim como a atualidade dos temas que desenvolvemos com eles seja em disciplinas, pesquisa ou extensão”, avalia a docente Gabriela Pereira.

2024
  • Melhor trabalho: “Arqui tetura Conterrânea: Proposta de Módulo habitacional em Cametá/PA”, de Thiago Emanuel de Souza Brasil, orientado por Gabriela Morais Pereira.
2023
  • Menção honrosa: “Laguna Composta Parque: uma proposta piloto para a gestão dos resíduos orgânicos no município de Laguna/SC”, de Elisa Kuhn, orientada pelo professor Eduardo Nogueira Giovanni.
  • Menção honrosa: “Centro de Interpretação Ópera, uma proposta de reabilitação do antigo Cine Teatro Ópera em Curitibanos | SC”, de Tatiana Leonor Pacheco, orientada pelo professor Douglas Emerson Deicke Heidtmann Junior.
2022
  • Melhor trabalho: "Goj Ty Sá Meiembipe – Centro comunitário cultural e casa de passagem indígena em Florianópolis, SC”, de Bryan Niehaues Furtado, orientado pelo professor Eduardo Nogueira Giovanni.
  • Menção honrosa: “O Direito à Memória e às Expressões de Luto: Memorial Nacional às Vítimas da COVID-19”, de Bruno Masselai, orientado pela professora Kátia Veras.
2021
  • Melhor trabalho: “Centro cultural itinerante: Arquitetura sobre trilhos na ferrovia Sul catarinense”, de Shayene Fernandes, orientada pela professora Carolina Stolf Silveira.
  • Melhor prática de ensino: “Labcidade: um casulo para práticas de ensino, pesquisa e extensão”, da professora Michelle Benedet.
2018
  • Menção honrosa para o trabalho de Cintia Chaves de Souza, orientada pelo professor Alberto Lohmann.
2013
  • Menção honrosa para o trabalho de Amanda Pamato de Souza, orientada pelo professor Jader Mondo.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail arquitetura.ceres@udesc.br


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7934
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem: Thiago Brasil
  • Proposta de projeto arquitetônico leva em conta características do modo de viver no município do Pará. Imagem: Thiago Brasil
  • Proposta de projeto arquitetônico leva em conta características do modo de viver no município do Pará. Imagem: Thiago Brasil
  • Gabriela e Thiago durante cerimônia de premiação do CAU/SC. Foto: Divulgação
  • Gabriela e Thiago durante cerimônia de premiação do CAU/SC. Foto: Amanda da Costa Ramos
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h