Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

25/10/2018-17h09

Estudante de Economia da Udesc apresenta pesquisa em eventos científicos nacionais de estatística

Aishameriane Schmidt apresenta estudo no Impa Foto: acervo pessoal
Uma pesquisa resultante de um trabalho de conclusão de curso (TCC) de Ciências Econômicas na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi apresentado em dois dos eventos científicos mais importantes do país na área de probabilidade e estatística. A estudante Aishameriane Schmidt concluiu no fim de 2017 a pesquisa Estimação Bayesiana em Modelos Lineares com Aplicações em Economia, orientada pelo professor Fernando Pozzobom.

O trabalho foi apresentado no início do ano no 14º Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana, no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro. Em setembro, a monografia também foi levada ao 23º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, considerado o mais importante evento da comunidade científica estatística brasileira.

No simpósio nacional, “despertou interesse de muitas pessoas o fato de um trabalho envolvendo técnicas bayesianas ter sido desenvolvido por uma estudante de graduação em Economia, uma vez que não é um tópico comumente abordado nos cursos no nível de graduação”, contou Aishameriane.

Apoio

Para participar do evento, ela teve o apoio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), que bancou as passagens para a apresentação da monografia. O trabalho foi pré-selecionado para o concurso de melhor trabalho de iniciação científica do evento e apresentado na forma de pôster – já que não chegou à etapa final. 

“Neste trabalho nós investigamos uma classe de modelos econométricos sob o enfoque da inferência bayesiana e exploramos as propriedades teóricas e empíricas do modelo, sendo que para a parte empírica nós fizemos experimentos de Monte Carlo e também utilizamos dados reais, baseado no estudo dos professores Pozzobon e Patrícia Bonini, publicado em 2016”, explicou a estudante.

Mais informações sobre a participação de estudantes em eventos científicos podem ser obtidas com a Direção de Ensino de Graduação, pelo e-mail deg.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8219.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Aishameriane Schmidt apresenta o trabalho em evento no Impa, RJ
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h