Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

04/11/2019-19h01

Estudantes da Udesc Esag começam a atuar como residentes na Secretaria de Estado da Infraestrutura

Superintendente de Planejamento da SIE-SC, Larice Peters  (dir.) recebe residentes em gestão pública da Udesc Esag  - Foto: Vanessa Pires/SIE-SC
Oito estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já estão exercendo suas atividades dentro da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE-SC), como parte do Programa de Residência em Gestão Pública. Eles foram selecionados entre alunos do curso de graduação em Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis, e se apresentaram na sexta-feira, 1º.

O grupo fará uma residência de um ano na SIE-SC, desenvolvendo projetos específicos em cinco áreas: compliance e controle interno; gestão de convênios públicos; gestão de processos; gestão de projetos e formas de controle de demandas e; projetos de captação de recursos e formas de controle.

Durante a residência, os estudantes contarão com mentoria de professores da Udesc Esag. Eles também receberão uma bolsa mensal de R$ 1.800, captada com doação de recursos externos (sem custo tanto para a universidade quanto para a secretaria). Para trabalhar nos projetos demandados, eles cumprirão uma jornada de 6 horas diárias na SIE-SC.

Parceria

O Programa de Residência em Gestão Pública começou a ser discutido em março entre a SIE-SC e a Udesc Esag. Em julho, a ideia foi apresentada ao governador, durante reunião do colegiado estadual, e recebeu sinal verde. O programa tem como coordenadores os professores Leonardo Secchi e Patrícia Vendramini, da Udesc Esag, e a superintendente de planejamento da SIE-SC, Larice Steffen Peters.

O professor Leonardo Secchi, da Udesc Esag, afirma que programa atende necessidades dos dois lados. “A SIE vinha buscando abrir oportunidades para estudantes de graduação fazerem parte de seu quadro de pessoal. E o Departamento de Administração Pública da Udesc Esag já vinha discutindo com o governo algumas propostas de parcerias para colaboração no âmbito da gestão pública e inserção profissional de seus estudantes”, explica.

Para Larice Peters, da SIE-SC, além de contribuir para o aprimoramento da gestão pública, o programa é uma grande oportunidade para todos os atores envolvidos. “Universidade e órgãos públicos precisam se aproximar”, avalia. “Tenho certeza que esse programa será de grande sucesso e poderá ser replicado em outras secretarias. Estamos apenas começando”.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Administração Pública, pelo e-mail ap.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8212.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Superintendente de Planejamento da SIE-SC, Larice Peters  (dir.) recebe residentes em gestão pública da Udesc Esag
  • Superintendente de Planejamento da SIE-SC, Larice Peters  (dir.) recebe residentes em gestão pública da Udesc Esag
  • Residentes em Gestão Pública e equipe da SIE-SC
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h