Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

24/06/2020-09h46

Estudantes da Udesc Esag podem se inscrever até sexta para intercâmbio na FGV-SP e Fecap

 
Edital abre 10 vagas para intercâmbio na Fecap e 2 na FGV-SP, em 2020/2
Estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) matriculados nos cursos de graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag)  podem se inscrever até esta sexta-feira, 26, para oportunidades de intercâmbio na Fundação Getúlio Vargas (FGV) ou na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), ambas em São Paulo.

Nos dois casos, os alunos selecionados farão intercâmbio na instituição escolhida durante o segundo semestre de 2020. O convênio prevê que os alunos da Udesc Esag não pagarão mensalidades às faculdades de destino durante o período de mobilidade estudantil.

Acesse o edital e o formulário de inscrição em
udesc.br/esag/intercambio/espm_fecap_fgv

Conheça a Fecap

Fecap é uma escola centenária, criada em São Paulo em 1902, para ensinar contabilidade. Entre seus pioneirismos, está o primeiro curso de Ciências Econômicas do Brasil, aberto em 1932. Além de Contabilidade e Economia, mantém atualmente os cursos de Administração, Relações Internacionais, Relações Públicas, Publicidade e Secretariado Executivo.

A instituição paulista mantém convênio com a Udesc Esag para intercâmbio de alunos desde 2019. São 10 vagas por semestre, cinco delas reservadas para alunos do curso de Administração e outras cinco para o os do curso de Ciências Econômicas.

O estudante Gláuber Naue, de Economia, fez parte da primeira turma da Udesc Esag a estudar na Fecap por meio deste convênio. Ela conta um pouco dessa experíência no podcast Intercâmbio.

Ouça aqui o Episódio 7 do podcast Intercâmbio,
com a experiência do Gláuber na Fecap

Conheça a FGV

Fundada em 1944, a FGV foi a primeira instituição de ensino da América Latina a oferecer cursos de bacharelado em Administração Pública e Administração Empresarial. Em meados de 1950, as primeiras turmas de administradores do continente foram formadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Atualmente, a fundação oferece outros cursos, como Direito, Ciências Sociais e Matemática Aplicada, além de ter uma sede em Brasília.

Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp), unidade paulista da FGV, mantém convênio com a Udesc Esag para intercâmbio de alunos desde o ano passado. São duas vagas por semestre, exclusivas para alunos o curso de Administração Pública.

A estudante Sofiz Liz Santana foi a primeira aluna da Udesc Esag a estudar na FGV por meio deste convênio. Ela conta um pouco dessa experíência no podcast Intercâmbio.

Ouça aqui o Episódio 3 do podcast Intercâmbio,
com a experiência da Sofia na FGV-SP

ESPM não abriu vagas

Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que mantém convênio com a Udesc Esag desde 2012, não oferecerá novas vagas neste edital, como vinha fazendo a cada semestre. A instituição paulista decidiu não aceitar neste momento alunos de nenhum convênio de intercâmbio – exceto os casos de prorrogação – em razão da pandemia de Covid-19.

E para quem for, como fica o semestre atual?

Estudantes da Udesc que fizerem o intercâmbio na Fecap ou FGV em 2020/2, após selecionados por este edital, perderão os créditos, frequências e notas das disciplinas em que estivem matriculados na Udesc para o semestre 2020/1. Ao se inscrever, o candidado concorda com esses termos, ainda que isso provoque interrupção ou atraso de seu curso de graduação na Udesc.

Isso acontece porque os calendários acadêmicos das instituições envolvidas não mais estão sincronizados, já que a suspensão das aulas entre março e junho atrasou o semestre letivo da Udesc. Assim, para estudar nas faculdades paulistas a partir de agosto, o intercambista terá que interromper o semestre letivo atual na Udesc, que deve se estender até 25 de setembro.

Em razão da pandemia, no entanto, esses dados acadêmicos que seriam perdidos por causa da interrupção do semestre para fazer o intercâmbio já não estavam sendo considerados para o índice de aproveitamento (IA) e integralização do curso, conforme previsto na Resolução 032/2020 do Conselho Universitário (Consuni) da Udesc.

Inscrições

Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados num dos cursos de graduação da Udesc Esag. O candidato precisa ter concluído todas as disciplinas previstas para as duas primeiras fases de seu curso, com no máximo uma reprovação por semestre.

Não podem fazer o intercâmbio alunos que já tenham completado mais de 80% do currículo ou que tenham reprovação por frequência insuficiente (FI). Também são vetados os que já fizeram intercâmbio por três semestre letivos ou que já tenham recebido alguma bolsa da Udesc ou programa do qual a universidade faz parte.

Os interessados devem ler o edital com as regras de seleção e preencher formulário on-line de inscrição. As inscrições vão até o 26 de junho. O resultado da seleção será divulgado até dia 29.

Resumo das vagas

Fecap (10 vagas)
5 para alunos de Administração Empresarial
5 para alunos de Ciências Econômicas

FGV (2 vagas)
Apenas para alunos de Administração Pública

ESPM (sem novas vagas)
Apenas para prorrogação do intercâmbio.

Conheça também outras oportunidades em
udesc.br/esag/intercambio

Mais informações podem ser obtidas na Direção de Ensino de Graduação da Udesc Esag, pelo e-mail deg.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail:comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8254 / 98843-2405
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC