Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

24/03/2023-17h59

Estudantes da Udesc Esag têm até esta segunda para se inscrever no Jovem Consultor

Foram prorrogada para até esta segunda-feira, 27, as inscrições para o Programa Jovem Consultor, parceria entre Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) – e a Prefeitura de Florianópolis – por meio da Casa do Empreendedor, serviço municipal de apoio ao empreendedorismo.

O programa selecionará até 40 estudantes do curso de Administração Empresarial da Udesc Esag para prestarem consultorias a pequenos negócios na cidade, indicados pela Casa do Empreendedor. Os estudantes de graduação prestarão as consultorias sem remuneração, como atividade do projeto de ensino Geração de Ideias e Modelagem de Negócios.

Acesse o edital e o formulário de inscrição em udesc.br/esag/ensino/geracaodeideias.

Serão selecionados os alunos inscritos com melhores índices de aproveitamento (média de notas) no curso. Aqueles que estivem cursando a disciplina Geração de Ideais e Modelagem de Negócios terão um bônus de pontuação na seleção. Os estudantes que participarem do programa receberão certificados para validação de horas de atividades complementares do curso.

Programa

Um projeto piloto do Programa Jovem Consultor foi executado no segundo semestre de 2022, atendendo cinco pequenos negócios, de áreas diversas como alimentação, moda e presentes, que procuraram a Casa do Empreendedor em busca de apoio.

As consultorias gratuitas foram prestadas por equipes de alunos da disciplina Geração de Ideias e Modelagem de Negócios, da 5ª fase do curso de Administração, ministrada pelo professor Octávio Lebarbenchon. Foram 17 estudantes de graduação envolvidos, divididos em 5 equipes, cada uma dedicada a uma das pequenas empresas beneficiadas.

Modelagem

De acordo com o professor Lebarbenchon, os estudantes prestaram consultorias para ajudar os empreendedores a organizar suas empresas. “Eles prepararam modelagens personalizadas para cada negócio, considerando fatores como fontes de receita, despesas, fornecedores, propósito, clientes e concorrência e ajudando a gerenciar um banco de dados”.

Para o diretor de desestatização da Prefeitura de Florianópolis, Luiz Carlos Padilha, responsável pela Casa do Empreendedor, as consultorias foram importantíssimas para os pequenos negócios atendidos. “É muito positivo o interesse dos empresários, que muitas vezes têm muito conhecimento de seu produto, mas pouco sobre gestão”.

Além dos empreendedores, os alunos também saem ganhando. “Conseguimos colocar em prática tudo que aprendemos em sala de aula”, conta a estudante Ana Beatriz Coutinho. “O contato com empresas reais foi incrível, pudemos perceber o que se passa no dia a dia de um empreendedor e levar propostas de melhorias de curto e longo prazo”.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h