Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

13/09/2021-16h19

Estudantes da Udesc Esag vencem Reuni Challenge SC com app para doação de sangue

Equipe Silix Catarina, formada por alunos de Administração Pública  da Udesc Esag, venceu a competição de empreendedorismo - Foto: Silex Catarina/Udesc Esag

Uma plataforma digital voltada para a fidelização de doadores de sangue e melhor segurança e disponibilidade dos estoques dos hemocentros foi o projeto vencedor do Reuni Challenge SC, maior competição de empreendedorismo universitário de Santa Catarina, encerrada neste domingo, 12. Durante o fim de semana, mais de 400 estudantes e professores de 32 instituições de ensino superior competiram no evento on-line.

O aplicativo móvel e plataforma foi apresentado pela equipe Silix Catarina, formada por estudantes do curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis. O objetivo da plataforma é melhorar a gestão dos estoques de sangue e incentivar a doação de repetição (pessoas que doam sangue mais de duas vezes por ano), que garante estoque e qualidade.

A equipe é formada por Gislaine Ignaczuk, Julia Merlo, Letícia de Souza, Luiz Ferreto Junior, Renan Berka e Teodoro Schneider e pelo professor Lucas Carregari. “Vencer uma competição de empreendedorismo com um aplicativo de impacto social reforça que o papel da gestão e inovação social não é apenas do Estado”, afirma Gislaine. “A coprodução, pilar do curso de Administração Pública, é uma das saídas para uma sociedade democrática e participativa”.

Assista ao pitch apresentado no evento e saiba mais sobre o app:



Empreendedorismo em sala de aula

A ideia surgiu em sala de aula, durante um trabalho que envolve três disciplinas do curso de Administração Pública e resulta a cada semestre em propostas de plataformas digitais inovadoras. “Esse trabalho, em especial a disciplina de Plataformas e Sistemas de Governo: Estado Virtual, nos encorajou a levar adiante o que desenvolvemos nas aulas”, explica a aluna.

“Gratidão aos mestres, em especial aos professores José Salm Júnior (Plataformas e Sistemas de Governo: Estado Virtual), Aline Santos (Marketing de Serviços Públicos) e Lucas Carregari (Desenvolvimento de Projetos Públicos) que foi nosso mentor nesse desafio”, acrescenta Gislaine.

Biogás

Das 48 equipes participantes do Reuni Challenge SC, seis foram inscritas pela Udesc – e cinco delas chegaram à fase final. Entre os três primeiros colocados, dois são da universidade.

O segundo lugar no desafio foi para um projeto criado pela equipe Cavtech Biogástech, do Centro de Ciências Agroveterinárias (Udesc Lages - CAV). A equipe desenvolveu um equipamento tecnológico para destinar o lixo orgânico produzido pelas pessoas, transformando-o em energia elétrica, gás ou adubo orgânico. Assista ao pitch.

Já a equipe Acadêmicos da Pandemia, da Udesc Esag, também levou o terceiro lugar no Reuni Game, uma gincana descontraída com pequenos desafios ao longo do fim de semana de competição.

Reuni Challenge SC

Com o objetivo de estimular a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina, o Reuni Challenge SC teve o objetivo de conectar o conhecimento universitário com demandas reais da sociedade, com mentores com experiência de mercado, para o desenvolvimento de projetos inovadores em apenas um fim de semana. O desafio contou com apoio do ecossistema de inovação e do Governo do Santa Catarina.

O evento on-line realizado durante o fim de semana (de sexta-feira a domingo) contou com a participação de mais de 400 estudantes e professores do estado, de 36 cidades e 32 Instituições de ensino superior. Foram mais de 200 mentorias, além de seis palestras sobre as várias etapas do empreendedorismo. Os projetos foram avaliadas por bancas formadas por 20 profissionais da área nas fases classificatória e final.

O Reuni Challenge SC foi uma realização do Orion Parque Tecnológico, Prefeitura de Lages, Governo de SC, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), Rede Catarinense dos Centros de Inovação e NSC, com apoio do Sistema Acafe.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipe Silex Catarina, da Udesc Esag, vencedora do Reuni Challenge SC
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h