Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

02/10/2020-17h32

Estudantes de Administração Pública da Udesc Esag apresentam soluções a secretaria estadual

Resultados das consultorias foram apresentados à SDS nesta quinta,  por videoconferência - Foto: Reprodução.
Alunos do curso de graduação em Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentaram na manhã desta quinta-feira, 1º, o resultado de consultorias desenvolvidas ao longo do semestre letivo para atender as demandas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS). Os trabalhos propõem inovações que devem ser adotadas pelo órgão estadual.

Entre as propostas, está o uso de aplicações gratuitas de geolocalização para o mapeamento de comunidades indígenas e de instituições de longa permanência de idosos, produção de vídeos tutoriais para uso de sistemas de informação sobre atendimento de crianças e adolescentes e uma metodologia para avaliar a maturidade dos conselhos de direitos.

Consultorias

As consultorias foram realizadas como atividade da disciplina Teoria e Prática de Administração de Serviços Públicos, ministrada pela professora Maria Clara Ames, que orientou os trabalhos. Os estudantes cursam a última fase do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), uma das unidades da Udesc em Florianópolis. 

Os trabalhos foram apresentados à secretaria estadual por videoconferência on-line. As consultorias foram realizadas em colaboração com gestoras da SDS e a diretora de direitos humanos, Sulivan Desirée Fischer (professora da Udesc Esag atualmente a serviço da secretaria). Os estudantes trabalham em cinco demandas apresentadas pela própria secretaria. 

Vítimas de violência

O Programa de Recolocação Laboral para Mulheres Vítimas de Violência foi objeto de uma das consultorias. O programa é uma parceria entre o Estado e empresas privadas para oferecer vagas de trabalho a mulheres nessa situação. As estudantes criaram planilhas de acompanhamento e mapearam o processo para auxiliar a SDS e outros órgãos envolvidos.

Indígenas e idosos

A geolocalização, com o uso de recursos do Google Maps, foi a solução proposta para o mapeamento de comunidades indígenas e de instituições de longa permanência de idosos em Santa Catarina. Além da localização, o trabalho reúne outras informações sobre os grupos indígenas e as cerca de 250 organizações que abrigam idosos, que precisam ser acompanhadas pela secretaria.

Adolescentes

Outro trabalho desenvolvido pelos alunos foi a elaboração de vídeos tutoriais para uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), que envia informações ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O objetivo é ajudar os técnicos do Estado que atendem adolescentes em conflito com a lei a inserir informações corretas e completas no sistema.

Conselhos de direitos

Os estudantes também propuseram uma metodologia para avaliar a maturidade dos conselhos de direitos do Estado, vinculados à Diretoria de Direitos Humanos da SDS. A metodologia proposta avalia esses conselhos em três dimensões: estrutura administrativa, dinâmica de funcionamento e composição.

A diretora de direitos humanos da SDS, Sulivan Fischer, destacou a importância desta parceria com a Udesc Esag como uma oportunidade de aprendizagem mútua. “Os servidores públicos, que estão no centro da prática, ao interagirem com os estudantes, colaboram com a formação dos acadêmicos a partir da realidade”, explica. “Por sua vez, os estudantes colaboram trazendo novos repertórios e visão diferenciada, o que ajuda a ressignificar o conhecimento”.

Conheça o curso de Administração Pública da Udesc Esag
udesc.br/esag/administracaopublica

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Relatórios foram apresentados à SDS por videoconferência
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h