Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

13/12/2019-13h38

Estudantes de Administração Pública da Udesc Esag se dedicam a projetos sociais e ambientais

Projeto Curumin organizou mutirão de pintura em creche, em que os pais e mães também se mobilizaram  - Foto: Projeto Curumin
Estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) não se limitam à sala de aula. Ainda na primeira fase do curso de Administração Pública, alunos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis, se dedicaram ao longo do último semestre letivo ao planejamento e execução de projetos sociais.

As atividades fazem parte da disciplina Administração Pública e Sociedade, ministrada pela professora Emiliana Debetir de Oliveira. “O objetivo é conciliar teoria e prática, com ações que atendam demandas de segmentos da sociedade”, explica a professora. Os alunos aprendem assim na prática os conceitos básicos de funções da administração e coprodução do bem público.

Os projetos sociais planejados e executados pelos alunos são realizados desde 2015. Já foram realizadas ações em benefício de crianças abrigadas em casas de acolhimento, idosos em casas de apoio, animais silvestres, animais domésticos, educação de crianças do ensino fundamental e educação de adolescentes do ensino médio. 

Projeto Curumim

Estudantes do curso noturno de Administração Pública da Udesc Esag ficaram encarregados neste semestre do Projeto Curumin, de apoio ao Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Irmã Sheila, no bairro Campeche, em Florianópolis.

A turma teve uma reunião com a direção da unidade no fim de agosto, quando foram definidas as demandas. A partir delas, os estudantes foram divididos em grupos que propuseram projetos, escolhendo um deles por votação. Com base nas habilidades pessoais, os alunos foram divididos em equipes, cada uma encarregada de uma atividade específica para executar o projeto.

Em novembro, os alunos trabalharam na revitalização dos brinquedos da creche, promovendo um mutirão de pintura. O projeto contou com apoio de duas empresas (Loja Completa e Casas do Pintor), que doaram as tintas usadas na reforma. Eles também promoveram coleta de adubo para a horta da unidade, entregando oito sacos de 20 quilos.

Saiba mais nas páginas do Projeto Curumin no Facebook e Instagram.

Conscientiza Udesc

O Projeto Conscientiza Udesc tem como objetivo orientar estudantes e funcionários terceirizados da universidade sobre o descarte correto de resíduos no campus. Uma das ações ao longo do semestre foi uma visita à Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR), em Florianópolis, onde os alunos conheceram a cooperativa de reciclagem.

No fim de novembro, 22 alunos do da primeira fase do curso matutino de Administração Pública da Udesc Esag fizeram um mutirão de limpeza na Praia Mole.  Objetivo foi conscientizar os estudantes sobre a coleta de resíduos recicláveis e microlixo, jogados na restinga e na areia da praia. Para evitar a poluição e a ingestão por animais marinhos.

Os alunos também fizeram reuniões com da Direção da Udesc Esag para implantação de algumas ideias. Entre elas, a retirada das lixeiras individuais das salas de aula e dos corredores, a substituição das lixeiras individuais por coletores de resíduos orgânicos, resíduos recicláveis e rejeitos e o treinamento de terceirizados sobre separação de resíduos.

Saiba mais nas páginas do Projeto Conscientiza Udesc no Facebook e Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto Curumin beneficiou creche pública no bairro Campeche
  • Mutirão do Projeto Conscientíza Udesc no campus da universidade
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h