Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

10/09/2021-18h42

Evento da Udesc na segunda discute 30 anos de autonomia completados pela instituição

Live contará com personagens ligados à conquista da Udesc - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC/Arq.
A Universidade do Estado de Santa Catatarina (Udesc) fará na próxima segunda-feira, 13, às 19h, uma live sobre os 30 anos de autonomia universitária completados pela instituição nesta semana, em 9 de setembro. O evento será transmitido no Canal Udesc, no YouTube.

A live terá o primeiro reitor eleito, Rogério Braz (Gestão 1990-1994), que foi o responsável pela conquista da autonomia; a professora Vera Collaço, diretora-geral do Centro de Artes (Ceart) à época; e o atual pró-reitor de Ensino da Udesc, Nério Amboni, que era, na época, diretor de Ensino do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Os dois últimos docentes acompanharam o processo que fez a universidade obter autonomia didática, administrativa e financeira.

Completam a live o reitor e o vice-reitor da universidade, Dilmar Baretta e Luiz Antonio Ferreira Coelho, além do ex-senador Paulo Bauer, na época secretário de Estado da Educação de SC.

A autonomia administrativa da universidade deu os primeiros passos com a aprovação da Lei Estadual nº 8.092, de 1º de outubro de 1990, que transformou a Udesc em fundação pública, mantida pelo Estado, com patrimônio e receita próprios, autonomia didático-científica, administrativa, financeira, pedagógica e disciplinar, a exemplo das universidades estaduais paulistas.

Por outro lado, a autonomia financeira ocorreu um ano depois com a aprovação da Lei Estadual nº 8.332, de 9 de setembro de 1991, que criou o Quadro Permanente e o Plano de Cargos e Salários da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e determinou que a universidade recebesse um percentual da Receita Corrente Líquida (RCL) do Estado, o chamado duodécimo, a exemplo dos poderes.

Na prática, a aprovação dessa legislação elevou a universidade de patamar, uma vez que a instituição passou a garantir seus recursos por lei, por meio de fatia dos impostos estaduais. "Foram 30 anos de desenvolvimento e inovação científica e tecnológica de excelência, graças às condições proporcionadas pela autonomia, calcada no tripé condições financeiras sustentáveis, notável qualificação docente e adequadas condições físicas e de laboratórios", finaliza o professor Rogério Braz.


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento pela internet aberto ao público contará com  personagens ligados ao processo
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h