Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

17/10/2018-14h38

Experiência de educação fiscal nas escolas de Blumenau será mostrada ao público na Udesc

Alunos aprendem educação fiscal nas escolas de Blumenau Foto: Marília Prado/Prefeitura de Blumenau
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá em 25 de outubro, às 19 horas, em Florianópolis, uma apresentação  presencial e pela internet sobre a experiência do município de Blumenau com a educação fiscal nas escolas. O objetivo do evento, aberto a qualquer pessoa interessada, é estimular a disseminação das práticas do programa em outras cidades.

A apresentação será realizada no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da Udesc no bairro Itacorubi, na Capital, com transmissão ao vivo pela internet no site vc.udesc.br. Numa parceria também com o Centro de Educação a Distância (Cead), as palestras também poderão ser acompanhadas por videoconferência nos polos de apoio presencial espalhados pelo Estado.

A programação prevê uma abertura sobre o tema Educação Fiscal com o professor Eduardo Jara, da Udesc Esag, coordenador do programa de extensão Esag Kids. Em seguida, a representante da equipe do Programa de Educação Fiscal de Blumenau, Eva Pereira, explicará a iniciativa. 

O evento terá ainda a apresentação de alguns projetos específicos realizados sob o guarda-chuva do Programa de Educação Fiscal, além de uma palestra do controlador do Município de Blumenau, Rodrigo Jansen, sobre as parcerias com a Controladoria-Geral. A Educação Fiscal nas Escolas envolve ainda duas secretarias municipais: de Educação e de Gestão Financeira.

Premiado

O Programa Municipal de Educação Fiscal de Blumenau foi instituído há dez anos, por decreto municipal. Em agosto, conquistou o Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública 2018 – Udesc Esag, com o primeiro lugar na modalidade Educação em Transparência Pública, categoria municipal.

O objetivo principal é despertar nos estudantes a consciência do seu papel de cidadão e da finalidade dos tributos recolhidos pelo poder público e sua aplicação. As atividades nas escolas procuraram demonstrar a importância da participação como cidadão, interagindo com a transparência e com o controle social.

Em 2017, o programa atingiu 15 mil estudantes e envolveu 250 professores, em 41 escolas de Blumenau.

Saiba mais sobre o programa aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Educação fiscal nas escolas de Blumenau
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h