Da esquerda para a direita, Antenor Naspolini (primeiro diretor-
geral eleito), Clerilei Bier (reitoria da Udesc em exercício),
Fábio Pinto (presidente da Fapesc), Marcus Tomasi (diretor-
geral), Topázio Neto (prefeito de Florianópolis), Angela Amin
(ex-prefeita e ex-técnica da Esag) e Constantino Assis
(presidente do Conselho de Administração da Fesag) - foto:
Ingrid Borba/Udesc Esag
O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, uma das escolas fundadoras da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), completou 60 anos de criação nesta quarta-feira, 16 de outubro, com um evento especial. Uma estrutura com palco e espaço para o público foi montada para receber 300 convidados. Ao final, houve corte de bolo e coquetel.
Entre os convidados especiais do evento estavam personalidades que já estudaram ou trabalharam na Udesc Esag. Entre elas o prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto (ex-aluno e ex-professor), a ex-prefeita Angela Amin (que foi secretária da Esag, onde conheceu o marido, o ex-professor e atual senador Esperidião Amin) e o primeiro diretor-geral eleito, o sociólogo Antenor Naspolini.
Para Naspolini, a Udesc Esag é resultado de um projeto série, que sempre contou com muita dedicação de estudantes, professores e funcionários. Ele relembrou os tempos em que assumiu a Direção da Esag, então com 26 anos, com muitos alunos mais velhos. “A Esag sempre conseguiu um bom equilíbrio entre a produtividade e a convivência, que hoje está em crise no mundo, mas ambas precisam andar juntas”, disse o ex-diretor.
Também discursaram no evento o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner Pinto (representando o governador do Estado), a reitora em exercício da Udesc, Clerilei Bier (professora da Esag), o diretor-geral da Esag, Marcus Tomasi, e o presidente do Conselho de Administração da Fundação Esag, Constantino Assis.
Música, livro e filme
A festa começou com com um “pocket show” da Orquestra Acadêmica da Udesc. Em seguida foi lançada a obra “Esag 60 anos”, livro escrito pelo jornalista Mauricio de Oliveira e impresso pela Editora Expressão, do qual também derivou um minidocumentário produzido pela Caroba Produções. Todo o trabalho foi viabilizado com apoio da Fundação Esag (Fesag).
Tanto o livro, distribuído aos convidados, quando o documentário de 16 minutos, exibido durante o evento, foram baseados em pesquisa histórica e depoimentos. “A história de uma instituição é contada pelas pessoas, as que estão aqui e as que já passaram pela Esag”, disse o autor do livro, o jornalista Maurício Oliveira. “É essa história que buscamos contar no livro e no vídeo”.
Assista ao documentário Esag 60 anos:
A festa também contou com homenagens pessoas que fizeram diferença ao longo dos 60 anos de história da Udesc Esag: ex-reitores da universidade, ex-diretores-gerais do centro e professores e técnicos aposentados.
A programação de aniversário ao longo da semana incluiu ainda outros eventos ao longo da semana, como dois painéis com o ex-diretor-geral Antenor Naspolini e egressos dos cursos de graduação (na terça e nesta quinta-feira), além da inauguração do Marco dos 60 anos da Esag, escultura do artista Pita Camargo, na segunda.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.