Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

15/03/2021-14h51

Governo de PE adotará app de trânsito de equipe liderada por aluna da Udesc Esag

Julia Santana, líder do time que desenvolveu o aplicativo CRIS - Foto:  arquivo pessoal
O Governo de Pernambuco implantará em 15 de abril um aplicativo móvel para promover o comportamento seguro no trânsito, de forma colaborativa e interativa com a população. O aplicativo CRIS foi desenvolvido por uma equipe liderada por Julia Santana Vicente, aluna da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

O aplicativo CRIS foi o vencedor do HACK.GOV.PE 2021, maratona de programação promovida pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-PE) e pela Usina Pernambucana de Inovação. O hackathon foi realizado em fevereiro, por meio de encontros on-line, e teve o resultado divulgado no início de março.

O time vencedor contou ainda com os desenvolvedores Diego de Castro Rodrigues (Recife) e Renato Matta Machado Pereira da Silva (Florianópolis), o designer Henrique Pereira (Salvador) e o empresário Ronaldo Barros (Recife). “A experiência foi incrível”, disse Julia. “Inovação no setor público e eventos como esse não são uma coisa que a gente vê muito”. O time superou outras 51 equipes e levou o prêmio de R$ 10 mil. 

Aplicativo

Ao se cadastrar no aplicativo, o usuário terá acesso a conteúdo sobre o trânsito brasileiro, um jogo de perguntas e respostas sobre conduta no trânsito e direção defensiva e um mapa de calor onde pontos de maior incidência de acidentes serão mostrados ao usuário. O nome CRIS é inspirado em São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, e a cor adotada na interface do app é uma referência ao Maio Amarelo, movimento de conscientização no trânsito.

Assista à apresentação do aplicativo CRIS no HACK.GOV.PE 2021:



O diretor do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (ligado ao governo do estado), Newton Cerezini, destacou alguns pontos que fizeram do aplicativo CRIS o vencedor. “Interessante a utilização de um jogo como forma de conscientização, inclusive com a possibilidade de associar com as provas teóricas do Detran, e o mapa de calor com as áreas de maior risco, integrado com o GPS e notificando o usuário quando ele está perto desta área”.

Mais informações sobre o aplicativo CRIS podem ser obtidas com Julia Santana Vicente, pelo whatsapp (48) 9695-9920.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Julia Vicente, líder do time que desenvolveu o app
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h