Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

20/02/2020-19h56

Internacionalização da educação superior é tema de tese do Doutorado em Administração da Udesc Esag

Lógica por trás da internacionalização de universidades brasileiras é  questionada pela tese - Foto: Frank Noon/British Council
O Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem mais uma defesa nesta quinta-feira, 27, às 14h. Fernanda Geremias Leal defenderá sua  tese sobre as “bases epistemológicas da concepção dominante de ‘internacionalização da educação superior’ no Brasil”. A pesquisa foi orientada pelo professor Mário César Barreto Moraes.

A apresentação da tese, resultado da pesquisa realizada ao longo do doutorado, será feita perante a banca examinadora na Sala 08 do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da universidade na Avenida Madre Benvenuta, em Florianópolis.

Modelo

A pesquisadora buscou compreender quais são as bases epistemológicas (relacionadas a conhecimentos e crenças) da concepção dominante de internacionalização da educação superior no Brasil. A Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) foi o foco do estudo, com dados obtidos também por meio de participação em eventos científicos internacionais.

As conclusões do trabalho criticam a transformação das universidades em organizações ditadas exclusivamente pela racionalidade econômica e sustentam que é possível pensar em outras formas de internacionalização da educação no Brasil.

Defesas públicas

As defesas dos trabalhos finais de doutorado (teses), resultado das pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, são feitas perante uma banca examinadora de professores da Udesc e externos. A aprovação da tese pela banca é necessária para obtenção do título de doutor. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8220.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Internacionalização da educação superior
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h