Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

10/09/2019-18h47

Jornada Acadêmica de Administração Empresarial da Udesc Esag abre com palestra sobre Varejo 4.0

O empresário Sérgio Carreirão conversou com alunos de Administração Empresarial sobre os conceitos de indústria e varejo 4.0 - foto: Luiza Pereira/Ascom/Udesc Esag
A 7ª Jornada Acadêmica de Administração Empresarial da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que se iniciou nesta terça-feira, 10, trouxe o empresário Sérgio Carreirão para conversar com os alunos sobre adaptações do mercado de trabalho à tecnologia. A palestra se focou também no papel que o administrador deve assumir para conduzir essas adaptações com sucesso.

Carreirão, que é diretor de vendas no grupo Dimas e ex-aluno do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), apresentou os conceitos de indústria e varejo 4.0, que definem os novos formatos que os campos de produção e venda devem apresentar para se adaptarem às transformações nas exigências do consumidor, que acompanham a agilidade e a inovação da tecnologia.

Como exemplos, o empresário trouxe empresas como Uber, Airbnb, Amazon e Netflix, que surgiram como maneiras inovadoras de oferecer serviços, aproveitando-se de recursos tecnológicos as tornaram mais competitivas. “A lógica das empresas evoluiu ao longo dos anos, acompanhando as novas tecnologias e novos hábitos digitais do consumidor”, explica ele.

A velocidade e o imediatismo que esses recursos proporcionam revolucionaram a oferta e a demanda de serviços e produtos no mercado. Segundo Carreirão, “o varejo começou a tropeçar quando percebeu que o consumidor passou a mandar nele, e aí teve que virar de cabeça para baixo”. O maior desafio é integrar a experiência de compra em lojas físicas – que já não se sustenta mais por si só – com formatos de compra online.

Jornada Acadêmica

Além desta palestra, os alunos de Administração Empresarial tiveram a oportunidade de frequentar outras conversas ao longo do dia, com diversos empresários. Entre eles, João Augusto Mendonça, da Intelbras, abriu discussões sobre o envolvimento de funcionários nos objetivos de uma organização, com objetivo de formar equipes autogerenciáveis. O vice-presidente da Farben, Edilson Zanatta, foi outro palestrante e apresentou a importância da evolução e revolução digital da empresa.

A programação da 7ª Jornada Acadêmica de Administração Empresarial seguirá ainda até quarta-feira, 11.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Luiza Marques Pereira*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
*estagiária de jornalismo, supervisionada pelo jornalista Carlito Costa
galeria de downloads
galeria de imagens
  • O empresário Sérgio Carreirão conversou com alunos de Administração Empresarial sobre os conceitos de indústria e varejo 4.0
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h