Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

16/10/2018-14h36

Leia nota da Direção da Esag sobre as eleições e o debate democrático na universidade

Em tempos de polarização político-eleitoral e ânimos que se exaltam, devemos lembrar de um dos valores basilares da democracia, que é a liberdade de expressão. Assegurada nos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição da República, a livre manifestação de ideias e opiniões recebe proteção não apenas do Estado, mas de todos nós. Reconhecer este direito é uma via de mão dupla: exercer o direito que temos de manifestar livremente nossas opiniões exige reconhecer a prerrogativa do outro de manifestar opiniões que divergem das nossas.

O exercício da liberdade de expressão frente a outros que partilham de nossas opiniões e pensamentos é muito fácil. Tão fácil que é exercido em regimes totalitários. Na verdade, é a única forma de expressão política possível no totalitarismo.

Para preservar a liberdade individual e coletiva, a Direção da ESAG defende e exerce a neutralidade institucional. A universidade não é entidade político-partidária, não exige adesão a princípios ou preferências políticas de seus membros. Portanto, não pode dar vazão a opiniões políticas em seus meios de comunicação institucionais.

Assim, não será permitido o uso de nossos canais de comunicação institucionais, tais como Polvo, lista de e-mails, páginas da Internet, redes sociais, murais e demais ambientes físicos da ESAG para propagar manifestações favoráveis ou contrárias a qualquer candidatura.
Ideias e manifestações individuais ou coletivas devem buscar os respectivos canais individuais e coletivos de que dispõem. A neutralidade institucional é um respeito à pluralidade presente em nosso centro.

No ambiente universitário a liberdade de expressão ganha contornos adicionais, não temos geração e disseminação de novos conhecimentos sem liberdade intelectual. O ato de opinar e ser contradito, de ouvir opiniões e de contradizer ocorre com liberdade quando sentimos segurança de que o combate será contra nossas ideias e não contra nossas pessoas. A liberdade de expressão exige o exercício constante da capacidade de ouvir e ser ouvido, de dialogar e de interagir, com base no irrestrito respeito que deve marcar nossas diferenças. Não há democracia sem tolerância!

Em prol do respeito à liberdade e do respeito às diferenças, a Direção da ESAG reitera seu compromisso com o direito à liberdade de expressão, pois queremos um ambiente de livre manifestação de ideias, opiniões e conceitos, em que a diversidade de pensamentos contribua para enriquecer o conhecimento que produzimos.

Direção da ESAG
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Nota sobre eleições e debate democrático na Universidade
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h