Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

25/03/2021-15h14

Liderança comunitária entre imigrantes é tema de defesa de mestrado na Udesc Esag

Imigrantes haitianos e senegaleses em busca de emprego em centro de acolhimento em Florianópolis - Foto: Fábio Queiroz/Agência AL
Débora Cristina dos Santos defenderá nesta sexta-feira, 26, às 14h30, sua dissertação “Contexto migratório na Grande Florianópolis: estudo do campo a partir da abordagem da liderança comunitária”, orientada pela professora Simone Ghisi Feuerschütte, no Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) têm sido feitas por videoconferência, em plataformas on-line abertas ao público, em razão da pandemia de Covid-19.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta sexta-feira, 26, a partir das 14h30)

Imigrantes que chegam à região da Grande Florianópolis têm se organizado em grupos de apoio mútuo, o que leva ao surgimento de lideranças nessas comunidades. A pesquisa teve como objetivo compreender melhor o contexto migratório dessas pessoas e a atuação de seus líderes, a partir da abordagem da liderança comunitária.

O trabalho evidencia o desejo dos imigrantes de atuarem em benefício de suas comunidades, demonstrando alguns recursos que favorecem esse objetivo. Mas os resultados também revelaram que a falta de estruturação dos grupos, de seus processos internos, dos seus relacionamentos, organização e articulação entre si e com a sociedade podem prejudicar tanto a atuação efetiva do líder quanto a promoção do desenvolvimento nas comunidades.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (14h15). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imigrantes haitianos e senegaleses buscam oportunidade de trabalho no Brasil
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h