Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

20/11/2018-13h59

Maior competição universitária global de inovação em negócios abre participação a alunos da Udesc

Estudantes de graduação em Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem a oportunidade de participar do Innovation Olympics, maior competição universitária de inovação em negócios em nível global. O time vencedor recebe prêmio de 4 mil dólares, e o segundo colocado, 2 mil dólares.

Para participar do processo seletivo, é preciso comparecer a uma das duas apresentações do programa agendadas para esta semana no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis. A primeira está marcada para esta quinta-feira, 22, às 20h, e a segunda para sexta-feira, 23, às 9h30.

O programa

O Innovation Olympics é um programa promovido pela consultoria global IXL Center, quatro vezes por ano. Grandes organizações como 3M, P&G, Bayer, Alibaba, Disney, AirBus e até a Seleção Italiana de Futebol já utilizaram essa plataforma de consultoria para identificar novas oportunidades de crescimento e gerar soluções inovadoras para os seus desafios.

Harvard, Stanford, Columbia, UCLA e MIT são algumas das universidades que já participam. A competição foi aberta a universidades Brasileiras em 2016 e, no ano passado, pela primeira vez um time brasileiro venceu (Insper). Neste ano, 2018, a Hope, uma das maiores marcas de lingerie da América Latina, está participando, tentando buscar alternativas para sua internacionalização.


A competição

Na competição, 5 grupos de diferentes universidades analisam os objetivos de cada empresa e, a partir daí, pensam “fora da caixa” para propor soluções inovadoras para os desafios da respectiva empresa. Cada grupo é composto por até 5 alunos.

No início do programa, os alunos passam por um período de treinamento e certificação de técnicas de inovação e consultoria, ministrado pela IXL Center em parceria com dois institutos reconhecidos internacionalmente nas respectivas áreas de atuação, o Global Innovation Management Institute e o Management Consulting Institute.

Após o período de formação inicial, os alunos passam a ter o acompanhamento semanal dos consultores internacionais da IXL Center, que os orientam quanto à abordagem para a solução dos problemas.

Avaliação

Nos dois meses seguintes, os alunos juntamente com os mentores realizam 6 reuniões com a direção das empresas, que repassam o feedback quanto à evolução das soluções apresentadas. Cada empresa recebe pelo menos três propostas – business concepts – de cada grupo de alunos e, ao final, escolhe o caso vencedor.

“Para os estudantes, é uma oportunidade única de se capacitar e vivenciar um projeto consultoria internacional na prática. Para as universidades, é uma oportunidade de aproximar a academia do mundo corporativo e posicionar a sua marca. Já as empresas participantes têm a possibilidade de testar novos conceitos em diferentes geografias de forma mais rápida e efetiva, assim como acessar ideias inovadoras, concebidas por jovens mentes brilhantes”, destaca Manuel Mendes, Diretor Executivo da IXL.

Serviço
O QUÊ: Apresentação e processo seletivo do Innovation Olympics
ONDE: auditório da Udesc Esag, Florianópolis.
QUANDO: quinta-feira, 22, às 20h, e sexta, 23, às 9h30.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Innovation Olympics
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h