Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

06/09/2019-13h52

Mandatos compartilhados são tema de defesa de tese no Doutorado em Administração da Udesc Esag

Pesquisa analisa experiências em que participação do eleitor nos  mandatos dos eleitos vai além do voto - Arte: Divulgação
O Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) mais uma defesa de tese na próxima segunda-feira, 9, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da universidade na Avenida Madre Benvenuta, em Florianópolis.

O doutorando Ricardo Alves Cavalheiro defenderá, às 14h, na Sala 08 da Udesc Esag, a tese “Democracia e Inovação: Análise de propostas de mandatos compartilhados no início do século XXI”. A pesquisa foi orientada pelo professor Leonardo Secchi.

O trabalho explora as propostas de mandatos compartilhados – práticas de representação legislativa em que o representante eleito não é o único titular, mas sim porta-voz de um grupo na democracia contemporânea surgida no século XXI. Foram estudados os conjuntos de decisões, as motivações e os resultados envolvidos na adoção dessas práticas.

A pesquisa estabelece uma abordagem qualitativa, investigando dez experimentos democráticos em que se aplicou o mandato coletivo que existem ou existiram em diversos países, como Austrália, Suécia, Argentina, Espanha e Brasil. O objetivo é analisar o desenvolvimento e o grau de compartilhamento de decisões destes experimentos.

Defesas públicas

Esta é a segunda defesa de tese do Doutorado em Administração da Udesc Esag. A primeira doutora a obter o título pelo programa foi Gisele Kersten (que também é professora na universidade). Ela teve aprovada em 23 de agosto sua tese sobre “fatores que influenciam a empregabilidade das mulheres nas empresas de tecnologia da Grande Florianópolis”.

As defesas dos trabalhos finais (teses, no caso do doutorado), resultado das pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, são feitas perante uma banca examinadora de professores e necessárias para obtenção do título de doutor ou doutora. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Além do orientador, professor Leonardo Secchi, a banca examinadora da defesa de doutorado terá os professores Marcello Beckert Zappellini e Maria Carolina Martinez Andion, da Udesc Esag, e Harrysson Luiz da Silva e Sérgio Luís Boeira, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8220.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h