Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

29/01/2020-17h31

Mestrado Profissional de Administração da Udesc Esag abrirá seleção para servidores do TCE

Reunião entre Udesc e TCE nesta terça tratou dos termos do edital -  Foto: Agência TCE/SC
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) discutiram em reunião nesta terça-feira, 28, os termos de um novo acordo para seleção de servidores do TCE para ingresso no Mestrado Profissional em Administração da universidade estadual. As duas instituições mantêm a parceria desde 2014.

O curso é oferecido há 15 anos pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), uma das unidades da universidade em Florianópolis. Está entre os nove mestrados profissionais da área no Brasil com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), e entre os dois desta lista que são públicos e gratuitos – o outro é o da Universidade de Brasília (UnB).

Processo seletivo

O acordo entre Udesc e TCE prevê que os servidores do tribunal poderão concorrer, em edital específico a ser lançado nos próximos dias, a três vagas para ingresso no Mestrado Profissional em Administração da Udesc Esag. Além de serem servidores efetivos do TCE (com vínculo estatutário), os candidatos a essas vagas deverão atender aos critérios exigidos para os demais alunos do mestrado.

Os candidatos aprovados desenvolverão pesquisas ao longo dos dois anos no curso que resultarão na defesa de um trabalho de conclusão (dissertação), a ser avaliado por uma banca de professores em sessão pública. Além de se enquadrarem nas linhas de pesquisa do mestrado, os trabalhos deverão abordar temas relacionados a demandas estratégicas da instituição, a serem definidas pelo próprio tribunal.

As informações sobre processo seletivo e inscrições serão disponibilizadas em breve nos sites do TCE e da Udesc Esag.

Impacto positivo

Para a coordenadora do Mestrado Profissional em Administração da Udesc Esag, Micheline Hoffmann, a parceria contribui para o impacto do programa na sociedade, na medida em que os trabalhos desenvolvidos pelos servidores do TCE estão muito conectados com desafios concretos da administração pública”. De acordo com a coordenadora, esse é um dos fatores que elevam a avaliação do curso pela Capes, órgão regulador do MEC.

“A parceria com o TCE é fantástica”, concorda o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, “inclusive pela ótica do MEC, que passa por um momento de revisão do modelo de avaliação dos programas de pós-graduação”, ressaltou. Para a diretora-geral em exercício da Udesc Esag, Ana Paula Menezes Pereira, “a parceria reforça a missão da Udesc Esag, de proporcionar um ensino com conexão e impacto na identificação e solução de problemas apresentados pela sociedade”.

O presidente do TCE, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, aposta no aperfeiçoamento do trabalho do tribunal. “Com este incremento na geração de conhecimento, reforçamos o compromisso com a excelência do trabalho do nosso corpo técnico e com a melhoria do controle externo”, destacou o presidente. A parceria entre o TCE e a Udesc Esag busca aprofundar o conhecimento e a pesquisa sobre as estratégias que fundamentam as ações dos órgãos públicos.

Também participaram da reunião, pelo tribunal, o supervisor do Instituto de Contas (Icon), conselheiro José Nei Ascari, e a chefe de gabinete da Presidência do TCE em exercício, Marisaura Rebelatto dos Santos.

Público geral

Para o público geral (fora do acordo com o TCE), os programas de pós-graduação em Administração da Udesc Esag já estão com edital aberto para ingresso nos cursos de mestrado profissional (17 vagas), mestrado acadêmico (15) e doutorado (12).

O período de inscrições, nesse caso, vai de 16 de março a 14 de abril. Para se candidatar, é preciso ter prestado o Teste Anpad nos últimos dois anos. Quem ainda não fez o teste pode se inscrever até 10 de fevereiro para a próxima edição, marcada para 15 de março.

Saiba mais aqui sobre o processo seletivo geral

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-graduação da Udesc Esag, pelo e-mail pos.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8220.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281

*com informações da Agência TCE/SC
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reunião entre gestores da Udesc e do TCE
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h