Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

22/03/2021-12h15

Nota de falecimento - Docente João Nicolau Carvalho, reitor da Udesc entre 1976 e 1979

Entre realizações de Carvalho à frente da Reitoria, está a obra do Campus I no Bairro Itacorubi - Foto: Divulg.
É com muito pesar que a Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) comunica o falecimento do reitor da instituição na Gestão 1976-1979, professor João Nicolau Carvalho, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 22, devido a complicações provocadas por Covid-19. Por causa da pandemia, informações sobre velório e enterro não foram divulgadas pela família.

Em sinal de luto, a Reitoria hasteou as bandeiras da Udesc a meio-mastro no Campus I e enviou mensagem de condolências aos familiares do docente.

Carvalho foi professor da Udesc entre a década de 1970 e 2016, tendo atuado no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) e coordenado o Museu da Escola Catarinense (Mesc) de 2008 a 2012.

O docente era bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de licenciado em Comunicação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Além de reitor da Udesc, foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação (SED); presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC-SC); presidente da Comissão de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação (CEE-SC), presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC); e secretário de Estado da Cultura, Esporte e Turismo.

Carvalho também foi escritor e membro da Academia Catarinense de Letras (ACL), onde era titular da cadeira 9, cujo patrono é Feliciano Nunes Pires.

Inúmeras realizações pela universidade

No seu mandato como reitor, a universidade construiu o campus no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, ampliou os centros de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, e de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, e investiu em novos espaços, como bibliotecas e laboratórios.

Além disso, houve uma série de avanços na graduação, com os reconhecimentos dos seguintes cursos: Estudos Sociais, que depois foi transformado nos cursos de História e de Geografia; Educação Artística, com habilitações em Artes Plásticas, Música e Desenho; Biblioteconomia; Engenharia Elétrica; Engenharia Operacional; Medicina Veterinária; e Educação Física. Também foram iniciadas as atividades do curso de Agronomia e a elaboração do curso de Engenharia Civil.

No mandato de Carvalho, foi remetido, para o então Conselho Federal de Educação (CFE), o processo de reconhecimento da própria universidade, já com o parecer favorável da consultoria jurídica do Ministério da Educação (MEC), e implantado um sistema com bolsas de estudo, bolsa-alimentação e bolsa-trabalho ampliado para os alunos. Sua gestão também deu ênfase à integração do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos diretórios acadêmicos.

Na parte cultural, o Coral da Udesc viajou pelo País, apresentando composições de catarinenses como Edino Krieger, Osvaldo Ferreira de Mello, um dos fundadores da Udesc, e de outros compositores catarinenses; o Grupo de Expressão Corporal percorreu o Estado; e a Editora Udesc ganhou destaque nacional.

Saiba mais sobre o mandato do reitor João Nicolau Carvalho no artigo "Primeira universidade multicampi", na revista "Udesc 50 anos: a trajetória da Universidade dos Catarinenses". Acesse o artigo, disponível na página 55.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h