Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

25/11/2021-19h58

Nota oficial - Universidade do Estado de Santa Catarina no Meio-Oeste Catarinense

O governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, assinou nesta quinta-feira, 25, em Caçador, o decreto que cria o Centro de Educação Superior do Meio-Oeste da Udesc, em Caçador. Com isso, informamos:

1) A Udesc foi criada em 1965 para desenvolver o Estado de Santa Catarina. Nesse sentido, a implantação de um campus da Universidade dos Catarinenses em Caçador ofertará ensino público, gratuito e de qualidade, assim como extensão e pesquisa de ponta, à população do Meio-Oeste. Além disso, permitirá a médio e longo prazo melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região, dentre outros benefícios.

2) A demanda de implantação do campus do Meio-Oeste é antiga – desde o final dos anos 2000 – e é uma luta da sociedade na região. Em 2010, inclusive, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a Resolução nº 010/2010, que autoriza a criação do campus no Meio-Oeste, mas isso não foi efetivado por falta de recursos à época.

3) Agora, em 2021, com o aumento da arrecadação do Estado de Santa Catarina e, consequentemente, o aumento do repasse à Udesc, o Governo do Estado entendeu que a implantação da universidade na região é necessária e prioritária e, por isso, decretou a criação da unidade em Caçador. Para viabilizar isso, o Poder Executivo de SC, por meio da Casa Civil, se comprometeu em repassar as sobras orçamentárias de cada exercício anual à universidade, ou seja, o superávit que não retornaria para a Udesc no ano seguinte. Além disso, outras demandas importantes para a instituição foram asseguradas, como, por exemplo, as alterações necessárias no Plano de Cargos e Salários da Udesc. 

4) Além disso, o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, está em tratativas e segue dialogando com o governo estadual e com o governo municipal sobre as necessidades para a viabilização do campus em Caçador.

5) Os cursos de graduação a serem implantados no novo centro ainda não estão definidos, mas a decisão levará em conta a vocação regional, decorrente do diagnóstico setorial e de tendência a ser elaborado pela Udesc em parceria com a Fiesc, dentre outros critérios estabelecidos pela universidade.

Por fim, a Udesc reafirma sua missão, de "produzir, sistematizar, socializar e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber através do ensino, da pesquisa e da extensão, indissociavelmente articulados, de modo a contribuir para uma sociedade mais justa e democrática em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável do Estado de Santa Catarina e do País", e destaca que, tão logo seja possível, novas informações serão divulgadas à sociedade.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h