Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

05/11/2019-14h22

Núcleo Extensionista Rondon da Udesc firma parceria com universidade do Pará

Udesc ajudará Ufra a criar seu núcleo - Fotos: Divulg.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com sede em Belém, firmaram uma parceria para estimular a atuação conjunta das duas instituições em ações para comunidades, como as operações do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc (NER).

A iniciativa surgiu após dois professores e oito estudantes da universidade paraense participarem da Operação Gilmar de Almeida Gomes, realizada pelo NER em julho deste ano, em municípios do Oeste Catarinense.

A delegação da Ufra engajou-se nas atividades para buscar expertise no desenvolvimento de ações relacionadas ao NER. Criado em 2010, o núcleo da Udesc já realizou 16 operações

Apresentações

A assinatura do termo de cooperação técnica ocorreu nesta segunda-feira, 4, durante a abertura de um seminário de integração na Ufra. O reitor da Udesc, Marcus Tomasi, foi representado pelo professor Alfredo Balduíno, um dos idealizadores do núcleo na universidade estadual. 

Um dos objetivos da parceria é ajudar a instituição paraense a replicar, no seu estado, as ações desenvolvidas pelo NER no território catarinense e em outras regiões do País. 

Até a próxima sexta-feira, 8, Balduíno realiza uma série de apresentações sobre o núcleo nos seis campi da Ufra, em Belém, Capanema, Capitão Poço, Tomé-Açu, Paragominas e Parauapebas.

Retorno

O docente recorda que a Udesc já esteve presente na vida dos paraenses no passado, entre 1973 e 1989, com os Campus Avançados em Itaituba, e que o intercâmbio extensionista entre as duas universidades volta a aproximar as duas regiões do Brasil.

"Após 30 anos, é um prazer retomar essa parceria com o Pará, por meio da Ufra. Essa aproximação confirma o compromisso das duas instituições com o País e a formação de profissionais numa perspectiva dialógica com a sociedade", afirma Balduíno.

O professor destaca que o compromisso tornou-se possível graças ao apoio da Reitoria, em particular da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), ao qual o NER está vinculado, que apostaram na capacidade do núcleo de unir esforços de dois estados tão distantes entre si.

Atuação do NER

Em 16 operações do NER, ao longo de uma década, já foram realizadas cerca de 13,5 mil atividades, com aproximadamente três mil rondonistas, contemplando um público de 375 mil pessoas em Santa Catarina, Paraná, Goiás, Brasília e Argentina.

O núcleo possibilita o intercâmbio de alunos e a inserção da Udesc em diferentes áreas do conhecimento de cenários diversos de SC, sempre na busca do desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade.

A realização das operações é uma ação que integra o projeto Somos Todos Rondon, previsto no Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 3664-8029 e 3664-8143, pelo e-mail ner.proex@udesc.br, no Facebook e no Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Udesc ajudará Ufra a replicar ações do NER em seu estado
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h