Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

28/10/2020-14h11

Observatório da Udesc Esag entrega proposta a candidatos sobre direitos das crianças e adolescentes

O projeto Articula Floripa enviou na última quinta-feira, 22, uma carta a todos os candidatos à prefeitura de Florianópolis contendo propostas para o atendimento de demandas relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes na cidade. A ideia é que os candidatos se comprometam com as propostas. 

O documento é resultado de uma discussão entre representantes de organizações públicas e da sociedade civil, pesquisadores, conselheiros tutelares e outras pessoas ligadas ao tema, realizada durante uma das oficinas do projeto.

Leia aqui a íntegra da carta

A proposta foi elaborada pelo grupo a partir do Diagnóstico da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente de Florianópolis, preparado pelo Observatório de Inovação Social de Florianópolis, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A elaboração do relatório foi feita de forma articulada com pesquisas que resultado em uma dissertação de mestrado, do pesquisador João Vitor Libório da Silva, e uma tese de doutorado, de Thiago Gonçalves Magalhães, ambos orientados pela professora Carolina Andion.

A ideia da carta surgiu a partir do diálogo entre os parceiros do projeto Articula Floripa. Segundo a professora Andion, "a proposta da carta é pautar o debate nessas eleições e obter dos candidatos a prefeito o compromisso com a promoção dos direitos das crianças e adolescentes da cidade como prioridade absoluta".

Articula Floripa

O Observatório de Inovação Social de Florianópolis, coordenado pela professora Carolina Andion, mapeia iniciativas que buscam soluções para problemas da cidade. O projeto é ligado ao Núcleo de Inovações na Esfera Pública (Nisp), grupo de pesquisa do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. 

O projeto Articula Floripa é resultado de uma parceria entre o Observatório, o Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Desde 2019, o Articula Floripa vem realizando diversas ações para fortalecer a política de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Em 13 de julho lanou a campanha ECA 30 anos: Criança e Adolescente como prioridade absoluta. A ideia é envolver toda a sociedade na discussão sobre os 30 anos do estatuto, com um olhar para a realidade local de Florianópolis.

Oficina on-line

Nesta quinta-feira, 29, às 14h30, o projeto Articula Floripa tem mais uma oficina on-line aberta a todos os interessados no tema, sobre "Fundo da Infância e da Adolescência (FIA): legislação e processos conforme o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil". Saiba mais aqui.

Mais informações podem ser obtidas com o Observatório de Inovaçao Social de Florianópolis da Udesc Esag, pelo e-mail contato@observafloripa.com.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h